Receita Federal publica mudanças na DIRPF e complica a vida de quem tem filhos

Por Ares Saturno | 26 de Fevereiro de 2018 às 15h58
Tudo sobre

Receita Federal

Na última sexta-feira (23), a Receita Federal publicou algumas mudanças em relação à Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), que já serão aplicadas às declarações de 2018, com ano-base em 2017.

A primeira mudança diz respeito a maiores detalhamentos sobre os bens. A depender da natureza do bem declarado, a ficha de declaração pode pedir informações complementares.

Também mudou a documentação exigida para dependentes que completaram oito anos ou mais até a data de 31/12/2017, que agora precisarão ter seus próprios CPFs citados na declaração de seus responsáveis.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra mudança expressiva é que o novo aplicativo Meu Imposto de Renda vai ser uma opção ao m-IRPF, e com ele será possível preencher tanto as declarações originais 2018 ano-base 2017 como também as declarações retificadoras, se necessário.

Os prazos para envio das declarações começa em 1º de março e seguem até o dia 30 de abril. O aplicativo Meu Imposto de Renda para preenchimento das declarações estará disponível para dowloand a partir do dia 1º de março.

Há três formas de se elaborar a DIRPF 2018:

  • Pelo computador, com o Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2018, disponível para download a partir de hoje (26)
  • Por dispositivos móveis, com o aplicativo Meu Imposto de Renda, que estará disponível a partir do dia 1º de março, na Google Play e na App Store
  • Pelo computador, utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda, apenas para quem possui certificado digital

O programa DIRPF 2018 também permite a impressão de boletos para o pagamento de todas as quotas do imposto, mesmo as que estiverem em atraso.

Fonte: Receita Federal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.