Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prefeitura de Sorocaba usa WhatsApp para entregar multas de trânsito

Por| 07 de Dezembro de 2018 às 15h40

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/G1)
(Imagem: Reprodução/G1)
Tudo sobre WhatsApp

No interior de São Paulo, mais exatamente no município de Sorocaba, o WhatsApp vem sendo usado pela empresa de gestão e administração do trânsito local para receber denúncias e entregar multas referentes a violações do viário municipal.

Em parceria com as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, MP, Judiciário e a Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade, Sorocaba já recebeu cerca de 145 denúncias pelo WhatsApp, em um perfil virtual mantido pelas autoridades e divulgado aos cidadãos. Todas elas resultaram em ações e autuações em questão de minutos.

Falando ao Estadão, o massagista Miguel Santos foi um dos que já usaram o aplicativo, após encontrar a garagem de sua casa fechada por um carro estacionado em frente: “Fiz a foto e mandei para o WhatsApp da Urbes. Dez minutos depois, a dona do carro apareceu e tirou o veículo.

Continua após a publicidade

A ideia, segundo o jornal, partiu do juiz da 1.ª Vara Criminal do Fórum local, Jayme Walmer de Freitas. Ele a idealizou como forma de coibir abusos no trânsito e, consequentemente, criou-se a Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito. As regras de uso dela pedem que qualquer cidadão registre a infração com o celular e use o aplicativo para enviar para a Urbes fotos, vídeo, áudio ou texto, informando data, horário e local da infração. A denúncia é então avaliada pelas devidas autoridades (por câmeras ou mobilização da polícia) e, confirmando a infração, ocorre a devida autuação.

Fonte: O Estado de S. Paulo