Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plano Nacional de Internet das Coisas será lançado em março de 2017

Por| 08 de Novembro de 2016 às 18h06

Link copiado!

Plano Nacional de Internet das Coisas será lançado em março de 2017
Plano Nacional de Internet das Coisas será lançado em março de 2017

Maximiliano Martinhão, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), afirmou nesta terça-feira (8) que o Plano Nacional de Internet das Coisas será lançado em março de 2017. A notícia foi dada durante o IT Forum Expo, evento que reúne empresários e executivos de TI na cidade de São Paulo.

O Plano Nacional de IoT é um documento que pretende estabelecer como as empresas serão estimuladas a investir em projetos relacionados à Internet das Coisas no Brasil. Os principais pontos a serem analisados são relacionados às questões regulatórias, melhores práticas de financiamento e compartilhamento de informações.

Os detalhes do plano ainda não estão finalizados, mas já sabemos que o governo tende a apoiar mais as ideias do projeto de lei de proteção de dados pessoais apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) em vez das opções resultantes de consultas públicas e elaborado pelo Ministério da Justiça durante o governo de Dilma Rousseff.

“O setor de TI solicitou a retirada da urgência da proposta de projeto de lei encaminhada ao Congresso ainda pelo governo Dilma, com a intenção de acrescentar artigos que prevejam como será o uso de dados gerados pela internet das coisas”, disse o secretário Martinhão.

Continua após a publicidade

Enquanto o texto final do plano não é aprovado, a indústria segue preocupada com o fato de que a falta de uma regulação adequada para a Internet das Coisas deixe o país menos competitivo. Além disso, a IoT também pode ajudar a tornar o Brasil um país mais eficiente na indústria, com máquinas conectadas à internet em setores como agricultura, energia e logística. Saúde, educação, energia e cidades inteligentes também são temas a serem abordados.

Com informações do Tele.Síntese