Oficiais dos EUA alertaram comitiva brasileira sobre possíveis perigos da Huawei

Por Rafael Rodrigues da Silva | 19 de Março de 2019 às 18h46
Tudo sobre

Huawei

Saiba tudo sobre Huawei

Ver mais

Durante encontro entre o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (19), oficiais de segurança dos Estados Unidos aproveitaram o encontro para alertar os oficiais brasileiros sobre o uso de equipamento de telecomunicações da Huawei.

Praticamente desde que Trump assumiu a presidência, os Estados Unidos estão em uma “briga eterna” com a fabricante chinesa, a qual eles acusam de cooperar com o governo chinês e usar seus equipamentos para espionar as comunicações não apenas dos Estados Unidos, mas de qualquer país do ocidente, e por isso tem pressionado seus aliados para não utilizar equipamentos da marca na montagem das infra-estruturas de suas redes 5G. Apesar das ameaças, nenhuma investigação do governo americano conseguiu encontrar provas até o momento de que a China está mesmo utilizando os equipamentos da Huawei para espionar as comunicações de outros países.

Falando para a Reuters de forma anônima, um oficial da equipe de segurança dos EUA confirmou que um dos alertas feitos para os representantes brasileiros foi sobre a situação dos equipamentos da Huawei, e sobre como eles podem ser um perigo iminente para a segurança do país.

Também anonimamente, um dos oficiais da comitiva brasileira comentou que o país não tem a menor intenção de tomar parte na briga entre os Estados Unidos e a Huawei,e que no momento não há nenhum movimento para impedir que a Huawei opere normalmente no Brasil.

Fonte: Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.