Novo Ministro da Ciência e Tecnologia conta com experiência em telecomunicações

Por Redação | 02 de Outubro de 2015 às 16h14
photo_camera Foto: Reprodução

A presidente Dilma Roussef anunciou nesta sexta-feira (02) que o deputado Celso Pansera, do PMDB do Rio de Janeiro, será o novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Titular e membro ativo da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), o deputado substituirá Aldo Rebelo, que agora assume o Ministério da Defesa.

Biografia

Pansera é gaúcho, tem 51 anos e é graduado em Letras/Português-Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. O deputado também tem pós graduação em Supervisão Escolar e, quando era universitário, tinha o cargo de secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1990, quando começou a obter sucesso em sua carreira política. O ministro participou da construção do projeto do Centro de Inclusão Digital (CID), instalando 28 telecentros em municípios da Baixada Fluminense. Entre os anos de 2007 e 2014, o deputado fez parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), uma instituição ligada ao governo do Estado do Rio de Janeiro, no qual preside desde 2009.

Como membro da CCTCI, Pansera esteve envolvido em debates como o Regulamento Geral de Acessibilidade em Telecomunicações (RGA), a Lei de dados Abertos, o Projeto de Lei nº 5.895 de 2013, responsável por abordar a separação dos serviços de telefonia e de provisão de acesso à infraestrutura de telecomunicações, entre outros projetos.

O deputado ainda foi relator do projeto de lei que institui o Regime Especial de Tributação para instalação e manutenção de Centros de Processamento de Dados - Data Centers e do Projeto de Lei que estabelece um procedimento para facilitar a acessibilidade na comunicação telefônica. Isso através do Serviço Móvel Pessoal (SMP) para pessoas que sofrem de deficiência auditiva ou da fala.

A mudança de cargo deve acontecer na próxima semana.

Fonte: IDG Now

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.