Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova Carteira Nacional de Habilitação tem QR Code para evitar fraudes

Por| 09 de Maio de 2017 às 16h47

Link copiado!

Peter Gudella/MarketWatch
Peter Gudella/MarketWatch

Nesta terça-feira (9) o Denatran e a Serpro anunciaram a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o órgão, a partir deste mês os documentos virão com QR-Code para evitar falsificações e fraudes. Apesar das emissões terem início já em maio, segundo as informações divulgadas os condutores não precisarão fazer a troca do documento imediatamente, podendo aguardar a data de renovação.

Pensando em facilitar o acesso às informações, as carteiras contarão com o código na parte interna do documento. Através do aplicativo Lince, do Governo, o QR Code poderá ser lido para que a identificação do documento seja constatada, bem como foto e informações pessoais do motorista. A expectativa é de que em breve também seja possível acessar dados sobre o veículo e infrações com o mesmo sistema.

Para o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, o banco de dados será facilitado pela tecnologia. "Essa implementação tecnológica vai permitir a todos conferir a foto. Não só os agentes de segurança e agentes de fiscalização de transito, mas todos os agentes da sociedade", explicou. "Facilita toda a sociedade. Tanto para aquele que confere a CNH, os agentes de fiscalização, os agentes de segurança pública, tanto os empresários, uma vez que a carteira de motorista é um dos principais documentos de identificação", concluiu.

Continua após a publicidade

Apesar da novidade ter vindo à tona hoje, os Detrans de todo o país já emitiram cerca de 300 mil documentos no novo modelo, seguindo a Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que já está em vigor. Um dos detalhes da alteração é que, apesar do Denatran não aplicar taxas adicionais na emissão, os departamentos de trânsito regionais poderão cobrar valores extra pela tecnologia.

Além do QR Code, em maio do ano passado o Contran já havia anunciado uma série de mudanças nas carteiras de motorista para 2017, como alteração da cor e o aumento da segurança através de marcas d'água, holografia e números de identificação nacional e estadual.

Fonte: O Povo, G1