NBC: Estados Unidos querem declarar guerra cibernética contra a Rússia

Por Redação | 16 de Outubro de 2016 às 18h30

Segundo um relatório publicado pela NBC News, os Estados Unidos estão se preparando para realizar um ataque sem precedentes à Russia, pela internet. As informações vieram de fontes próximas ao assunto, que revelaram que a Casa Branca pediu à agência de inteligência para efetuar várias operações "clandestinas". O motivo? O presidente russo Vladimir Putkin e o Kremlin estariam interferindo nas eleições norte-americanas.

Há pouco tempo, a Convenção Democrática Nacional sofreu uma invasão hacker que acabou resultando no vazamento de 20 mil endereços de e-mails dos políticos, além de informações pessoais e dados de doadores. O governo dos EUA acredita que a Russa arquitetou toda a operação para tentar influenciar os resultados das eleições.

As fontes, aliás, não mencionam nada muito específico, mas, aparentemente, a CIA já está de posse de vários documentos que poderiam expor as táticas de Putin. Inclusive, a respeito dos tais documentos, o vice presidente dos EUA Joe Biden deu uma pista, dizendo que a oligarquia Russa teria realizado evasão de divisas em valores exorbitantes, e que isso seria bastante embaraçoso caso viesse a público.

Dois agentes da CIA revelaram à NBC que a Casa Branca estava a ponto de travar uma guerra cibernética contra a Rússia no ano passado, mas abandonou a ideia, pois tudo que os EUA são capazes de fazer, a Rússia também é. Em útlima análise, cabe ao presidente Barack Obama decidir se quer ou não prosseguir com a operação.

Enquanto isso, o perfil do WikiLeaks no Twitter já mostra que não acredita nessa história.

Fonte: NBC News

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.