Ministério das Comunicações abre seleção para Minha Cidade Inteligente

Por Redação | 16 de Maio de 2016 às 09h29

O Ministério das Comunicações abriu, na última semana, o processo de seleção dos municípios para participarem do programa Minha Cidade Inteligente, uma evolução do conhecido Cidades Inteligentes. As cidades que tiverem interesse em participar do novo programa poderão concorrer em três grupos, segundo o tamanho de sua população.

O principal objetivo do Minha Cidade Inteligente é modernizar a gestão dos municípios contemplados, levando uma infraestrutura de rede de fibra ótica de alta capacidade para conectar órgãos públicos locais, além de ponto públicos de acesso gratuito à internet pela população e capacitação aos servidores. A área de Internet das Coisas também receberá ações por parte do programa. Haverá implantação de infraestrutura e utilização de tecnologia para monitorar serviços como iluminação, trânsito e segurança pública. Com isso, as prefeituras terão dados que lhes permitirão uma gestão mais eficiente desses setores.

Após o processo de inscrições, a seleção dos municípios será realizada em três diferentes categorias. As cidades serão dividias em pequeno (menos de 100 mil habitantes), médio (entre 100 mil e 1 milhão de habitantes) e grande (mais de 1 milhão de habitantes) porte. Cerca de 60% dos municípios selecionados em cada grupo deverão estar posicionados na região Norte e Nordeste do país.

A partir desta segunda-feira (16), as prefeituras poderão encaminhar ao Ministério das Comunicações a manifestação de interesse em participar da seleção do programa Minha Cidade Inteligente. Para isso, elas deverão enviar um e-mail com a intenção de participar para cidades.inteligentes@comunicacoes.gov.br. As inscrições começam a partir do dia 1º de junho e seguem até o dia 30 de junho. Após isso, haverá uma análise e seleção das cidades.

A previsão é que os municípios selecionados sejam divulgados no mês de agosto. Segundo a portaria, o Minha Cidade Inteligente será implementado com recursos de 2016 do Orçamento Geral da União.

Via Ministério das Comunicações

Fonte: http://www.bitmag.com.br/2016/05/ministerio-abre-inscricoes-para-programa-minha-cidade-inteligente/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.