Governo que contratar plano com mais de 255 milhões de SMS para suprir demanda

Por Ares Saturno | 03 de Maio de 2018 às 13h45
divulgação

O Governo crescentemente tem utilizado as mensagens de texto SMS, antigamente também conhecidas como torpedos, para se comunicar diretamente com o cidadão. Na capital paulista, por exemplo, os SMS são enviados para os celulares dos pacientes de consultas no SUS alguns dias antes do compromisso. E no que depender do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, essa forma rápida e eficaz de comunicação tende a aumentar nos próximos anos.

O Ministério realizou um levantamento junto a órgãos da administração pública a fim de averiguar qual é a demanda pela comunicação por SMS nos serviços públicos que ainda não dispõem dessa forma de contato com a população. Ao menos 57 órgãos demonstraram interesse em aplicar esse recurso em seus cotidianos de prestação de serviço à comunidade, gerando uma estimativa de que seriam necessárias mais de 255,6 milhões de SMS por ano para suprir a demanda do Estado.

Dessa forma, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão decidiu abrir uma consulta pública, da qual qualquer cidadão pode participar, para discutir detalhes sobre os modelos de contratação de serviços de telecom. Devido à alta demanda do Governo, o modelo previsto para a contratação dos serviços de SMS é o Sistema de Registro de Preço, que permite diversas contratações de compras sem a necessidade de um processo de licitação para cada aquisição, o que pode não apenas deixar a contratação mais rápida, como também deixar a oportunidade de contratar os serviços aberta a outros órgãos da administração pública que tenham interesse em aderir ao envio de SMS para os cidadãos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além da consulta pública, na próxima sexta-feira (4) será feita uma reunião presencial e aberta ao público interessado, em Brasília, para discutir o tema. O evento dará a possibilidade à população de tirar dúvidas sobre o assunto diretamento com os funcionários do Ministério. Ela acontecerá às 14h, no prédio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Mais detalhes podem ser acessados no site de notícias do Ministério

Fonte: Governo Federal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.