Publicidade

Governo Federal vai trocar software livre por programas da Microsoft

Por| 31 de Outubro de 2016 às 12h52

Link copiado!

Governo Federal vai trocar software livre por programas da Microsoft
Governo Federal vai trocar software livre por programas da Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Durante os mandatos de Lula e Dilma, o Governo Federal adotou como estratégia o uso de softwares livre em sua infraestrutura e política de TI. Essa realidade, entretanto, vai mudar a partir do dia 11 novembro. É que presidente Michel Temer instituiu que os órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) têm até a referida data para indicar quais programas da Microsoft vão precisar para continuar trabalhando.

Embora ainda não se saiba exatamente os quantitativos nem quanto o governo está disposto a gastar, esta é a primeira vez, desde 2003, que o Estado opta pela compra de produtos da Microsoft. Sabe-se, de antemão, que o objetivo do Governo é comprar licenças perpétuas e assinaturas de softwares e serviços como Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access License para proteger os sistemas nacionais de hackers - uma alegação questionada por especialistas da área.

Por enquanto, ainda não há informações se a compra ocorrerá ainda este ano ou não. Especula-se, todavia, que a negociação será fechada antes do fim deste ano - desconfiança que ganhou força sobretudo depois de a multinacional inaugurar seu Centro de Transparência em parceria com o Governo Federal.

Efeitos colaterais

Continua após a publicidade

Além do dinheiro que será gasto na obtenção dos softwares da Microsoft, especialistas alegam que essa decisão terá outros efeitos colaterais no longo prazo. O primeiro a ser sentido será a desarticulação da política de software livre, que vigora desde 2003. Com isso, cairá a demanda por produtos de código aberto e a comunidade de desenvolvedores que se formou por conta dessa estratégia tende a se enfraquecer.

Por fim, os dados do Governo passarão a ficar alocados em plataformas fechadas, o que deve afetar a transparência governamental e impedir a criação de novas ferramentas a partir de necessidades específicas. Em outras palavras, toda a infraestrutura de TI do Estado estará nas mãos da Microsoft, que só oferecerá aquilo que já tem e o que for compatível com seu ecossistema.

Fonte: Convergência Digital, Motherboard