Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo criará um portal único para unificar todos os seus sites e serviços

Por| 12 de Abril de 2019 às 16h57

Link copiado!

Governo criará um portal único para unificar todos os seus sites e serviços
Governo criará um portal único para unificar todos os seus sites e serviços

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (11) o chamado "portal único", que vai unificar todos os canais digitais da administração pública. Isso significa que serviços, notícias e informações institucionais serão publicadas em um único site.

As mudanças deverão ser providenciadas por secretarias, ministérios, autarquias e fundações até dezembro de 2020. A partir da data, órgãos não poderão mais criar os seus próprios sites e aplicativos – as informações serão concentradas sob o domínio "gov.br".

Com o decreto, as páginas deixam de ser independentes e se tornam apenas uma seção dentro do portal único. Em dezembro, os antigos domínios serão abandonados e o tráfego deve ser redirecionado para o novo endereço. Já os conteúdos previamente publicados serão migrados.

Hoje, se quiser entrar no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o usuário digita "mctic.gov.br". Com a mudança, ele deverá acessar "gov.br/mctic".

Continua após a publicidade

De acordo com o governo, os órgãos deverão começar a utilizar o domínio raiz "gov.br", acrescido de "/" ainda em julho deste ano. Novos sites e aplicativos da administração pública federal só poderão ser criados com autorização da Secretaria de Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia.

"A nossa presença digital é confusa", comentou o secretário de governo digital, Luiz Felipe Monteiro, em entrevista ao site Convergência Digital. Segundo ele, o novo decreto pretende melhorar o atendimento do governo ao cidadão.

Atualmente, são mais de 1,3 mil sites dentro da raiz “gov.br”, de acordo com Monteiro. Existem ainda cerca de 100 aplicativos para smartphones, além de uma dezena de chatbots distintos. “Vamos fazer a consolidação de canais tendo como foco a estratégia de um governo único para um cidadão único”.

A Secretaria de Governo Digital adiantou que o decreto deve representar uma economia de R$ 30 milhões ao ano. O governo não explicou se o novo portal resultará em uma reformulação dos sites e aplicativos existentes.

Continua após a publicidade

Fonte: Diário Oficial da União e Convergência Digital