Governo anuncia programa de pesquisa em saúde digital com soluções de TICs

Por Redação | 11.11.2016 às 23:02

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Saúde anunciaram, por meio da portaria interministerial N.o 4.985, que será instituído um programa de pesquisa, bem como um grupo gestor especializado para auxiliar no desenvolvimento de trabalhos em saúde digital, desde que utilizem soluções com tecnologias de informação e comunicação (TICs). O objetivo é instaurar "o Programa de Pesquisa para estimular o desenvolvimento de novas soluções de tecnologia de informação e comunicação que gerem impacto positivo na saúde", diz o Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

Serão objetivos do programa:

I – apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para obtenção de resultados científicos ou tecnológicos e socioeconômicos de grande impacto a partir do desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), capazes de melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde no Brasil;

II – promover projetos pilotos dedicados à implementação integrada das soluções desenvolvidas pelas pesquisas apoiadas por este Programa no âmbito da Estratégia e-SAÚDE;

III – integrar e aproveitar as iniciativas já existentes que tenham o mesmo objetivo deste Programa;

IV – gerar indicadores e benchmarks sobre o uso de TICs na saúde, a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisões eficientes; e V – ampliar o uso qualificado das informações geradas pelos sistemas de informação de saúde.

Evento

O MCTIC e o Ministério da Saúde vão, juntos, participar do Painel TELEBRASIL, com uma sessão temática que discutirá o tema de aplicações de TICs para a prestação de serviços públicos para a saúde.

O evento acontece dia 22 e 23 de novembro em Brasília. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.paineltelebrasil.gov.br .

Fonte: Diário Oficial da União