Publicidade

França cria lei para proteger suas redes 5G de supostos espiões da Huawei

Por| 25 de Janeiro de 2019 às 16h03

Link copiado!

França cria lei para proteger suas redes 5G de supostos espiões da Huawei
França cria lei para proteger suas redes 5G de supostos espiões da Huawei
Tudo sobre Huawei

Nesta sexta-feira (25) a França anunciou que está aumentando a segurança de seu sistema de infraestrutura em telecomunicações para a próxima geração de redes a serem instaladas no país, as tão esperadas redes 5G. As medidas foram reveladas nesta sexta, em uma emenda à legislação vigente que foi apoiada pelo governo.

Segundo o texto da emenda, a nova legislação vai exigir que operadoras de telefonia busquem aprovação formal do Congresso para o uso de certos tipos de equipamentos que, devido à função que exercem na rede, podem também ser usados para espionar ou ainda sabotar as redes de comunicação do país.

Ainda que o ministro das finanças diga que a medida não visa nenhuma empresa em específico, a emenda é aprovada em um momento em que a cada dia cresce a insegurança para com os equipamentos da Huawei, com diversas alegações de que a empresa tem sido usada pelo governo chinês para espionar outras regiões, e países como os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia (todos aliados políticos da França) já criaram leis que impedem que os produtos da Huawei sejam utilizados para a instalação de redes 5G nesses territórios.

Já na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores do país, Jean-Yves Le Drian, revelou em entrevista que sabia dos riscos inerentes ao uso de equipamentos da Huawei na instalação de redes de telefonia, e que o governo já estava trabalhando em medidas de proteção contra este tipo de espionagem.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters