Publicidade

eSocial está disponível para ser testado por todas as empresas do país

Por| 02 de Agosto de 2017 às 09h35

Link copiado!

eSocial está disponível para ser testado por todas as empresas do país
eSocial está disponível para ser testado por todas as empresas do país

Desde esta terça-feira, 1º de agosto, o sistema informatizado eSocial está disponível para acesso das empresas que desejam testar o ambiente da nova ferramenta. Com o eSocial, os empregadores deverão informar ao Governo, de maneira unificada, os dados referentes aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e FGTS.

O eSocial passa a ser obrigatório a partir de 1° de janeiro de 2018 para as grandes empresas, com faturamento igual ou superior a R$ 78 milhões no ano de 2016, e a partir de julho de 2018 para pequenas empresas, com faturamento abaixo de R$ 78 milhões/ano. O sistema faz parte de um projeto conjunto do Governo Federal, que pretende integrar a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.

O objetivo da fase de testes do eSocial é preparar as empresas e o setor produtivo para as obrigações que passam a valer a partir do próximo ano, além de permitir que o Governo Federal faça as melhorias necessárias no sistema. Para a empresas, é importante compreender que elas terão de trabalhar de maneira conjunta com setores que normalmente não se comunicam, necessitando de maior integração, como o jurídico, RH, fiscal e contábil.

Após sua implementação, o eSocial substituirá 15 prestações de informações ao Governo em apenas uma. As informações necessárias de comunicação à União que passarão a ser integradas incluem a GFIP, RAIS, CAGED, DIRF, entre outras. Também será extinta a necessidade de um livro de registro de empregado e a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que antes era realizada através do preenchimento de um formulário em um aplicativo. O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) também será integrado ao eSocial, padronizando as informações, assim como o Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que será gerado dentro do eSocial com o envio do evento S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos.

Continua após a publicidade

Para aqueles que estiverem com dúvidas sobre o sistema, o Governo disponibilizou um manual para desenvolvedores no site do eSocial que inclui soluções e diretrizes sobre a ferramenta.

Fonte: Governo Federal