Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Documentos secretos do Facebook podem ser revelados pelo Parlamento Britânico

Por| 26 de Novembro de 2018 às 18h30

Link copiado!

Documentos secretos do Facebook podem ser revelados pelo Parlamento Britânico
Documentos secretos do Facebook podem ser revelados pelo Parlamento Britânico
Tudo sobre Facebook

Um dia antes de uma audição histórica, onde representantes de sete países se reunirão para discutir com um representante do Facebook sobre o problemas das fake news (e que o CEO da rede social se recusou a participar), uma informação divulgada para a imprensa pode ter feito com que Mark Zuckerberg resolvesse prestar mais atenção na reunião: Damian Collins, responsável por criar o comitê que irá arguir um representante do Facebook, revelou que possui documentos internos da empresa que podem ser revelados durante a audiência.

De acordo com as informações divulgadas, os documentos que estão em posse de Collins possuem uma ordem de sigilo aplicada por um juiz da Califórnia, mas Collins já alertou que deverá usar os privilégios parlamentares que o sistema de justiça da Inglaterra concede a ele para quebrar o sigilo do documento e revelar seus conteúdos para o público.

Esses documentos conseguidos por Collins provêm de um processo movido contra o Facebook na Califórnia pela startup Six4Three. De acordo com rumores, esses documentos revelam a falta de respeito do Facebook pela privacidade dos dados de seus usuários, e também alegam revelar um plano de Zuckerberg para forçar rivais em potencial da rede social à falência.

Apesar de diversos pedidos da mídia, a Justiça da Califórnia manteve inalterado o sigilo desses documentos mas, em uma visita a Londres, o CEO da Six4Three se sentiu compelido a fornecer a Collins uma cópia deles, em uma operação onde o CEO foi escoltado de seu hotel até o Parlamento por membros do exército britânico.

Continua após a publicidade

Richard Allan (vice-presidente de políticas do Facebook, e que irá representar a rede social na audiência) sugeriu em uma carta que Collins aguardasse um parecer dos juízes sobre os documentos antes de revelá-los durante a audiência que deverá ocorrer nesta terça-feira (27), alegando estar preocupados sobre o efeito que essa revelação poderia ter sob o processo que ainda corre nos Estados Unidos. Enquanto isso, o Departamento de Justiça da Califórnia pediu para que tanto o Facebook quanto a Six4Three providenciem um documento detalhando as consequências legais do ato de Collins, incluindo os problemas que isso criaria para o andamento do processo nos Estados Unidos e qual a autoridade dele para ignorar uma decisão tomada pelo Estado da Califórnia.

Em resposta às alegações, Collins respondeu que o os representantes do Parlamento Britânico têm o poder de revelar ao público qualquer documento que foi colocado sob a jurisprudência das autoridades do Reino Unido, e que podem fazer isso sem medo de represálias por conta dos privilégios fornecidos pela lei britânica.

A audiência encabeçada por Collins contará com representantes de sete países (inclusive o Brasil) e acontecerá nesta terça-feira (27) às 11h da manhã no horário local (8h no horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site do Parlamento. Ainda não há certeza se Collins irá mesmo tornar público os documentos considerados sigilosos pela Justiça da Califórnia, mas a simples possibilidade disso acontecer já deve deixar Zuckerberg mais preocupado que de costume.

Fonte: CNN