Publicidade

Detran-SP passa a usar câmeras e sensores na prova para tirar a CNH

Por| 27 de Setembro de 2016 às 13h44

Link copiado!

Detran-SP passa a usar câmeras e sensores na prova para tirar a CNH
Detran-SP passa a usar câmeras e sensores na prova para tirar a CNH

Novas exigências no exame para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vão tornar o resultado ainda mais preciso. O Detran-SP já começou a adotar novas técnicas de avaliação em São Bernardo do Campo, e que posteriormente serão expandidas para todo o estado, com um conjunto de diversas câmeras e sensores para detectar os mínimos detalhes nos testes. Os testes não serão mais realizados com carros da autoescolas, e sim com 5 carros do Detran-SP.

São 5 câmeras no total: duas no painel do carro (uma virada para frente e outra para o motorista), uma câmera no teto entre o motorista e o passageiro, uma no vidro de trás e outra no retrovisor, todas monitoradas em tempo real durante os testes. Em relação aos sensores, há um no cinto de segurança, um no motor (que avalia se o carro morrer) e outro na traseira (que registra se o usuário encostou na baliza), cada um deles contando pontos caso registrem algum erro.

O examinador continuará presente, e os dados registrados por ele serão cruzados com os registrados no sensor, que envia dados para um tablet nas mãos do examinador. Segundo o Detran-SP, essas alterações visam evitar a venda de habilitações, os casos onde os examinadores cobram um certo valor para fornecer a CNH para reprovados. Conforme declaração de Maxwell Vieira, "o objetivo é deixar o exame totalmente transparente, padronizado e seguro. Essa tecnologia deve coibir todos os tipos de fraude, principalmente aquela fraude em que o examinador cometeu algum erro e ele não apontou no exame”.

Continua após a publicidade

Caso sejam detectadas falhas na avaliação, a autoescola ficará descredenciada, o examinador corrupto será expulso e a CNH obtida de maneira irregular será cancelada.

O que acha dessas mudanças na obtenção da carteira de motorista? Acredita que diminuirá as fraudes cometidas? Conte para nós nos comentários!

Fonte: G1