China deve apresentar novo super computador até o final deste ano

Por Redação | 19 de Janeiro de 2017 às 15h29

A China está planejando o desenvolvimento e apresentação de um novo supercomputador capaz de processar um quintilhão de operações por segundo até o final deste ano, informou a agência de notícias estatal Xinhua News nesta quinta-feira (19).

De acordo com Zhang Ting, engenheiro de aplicações do Centro Nacional de Supercomputadores de Tianjin, o protótipo deverá ser até 200 vezes mais rápido do que o também chinês Tianhe-1, que foi considerado o computador mais rápido do mundo em 2010.

O computador deverá ser utilizado pela China para aplicações de big data e de computação na nuvem, na tentativa de impulsionar ainda mais os programas de inovação no país. Todos os componentes do sistema também deverão ser desenvolvidos na China, incluindo os microprocessadores necessários.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O supercomputador mais recente da China foi revelado em junho do ano passado. Apelidado de Sunway TaihuLight, o equipamento tem performance máxima de 124,5 petaflops – o primeiro do mundo a ultrapassar a marca de 100 petaflops.

Fonte: Xunhua News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.