China deve apresentar novo super computador até o final deste ano

Por Redação | 19 de Janeiro de 2017 às 15h29

A China está planejando o desenvolvimento e apresentação de um novo supercomputador capaz de processar um quintilhão de operações por segundo até o final deste ano, informou a agência de notícias estatal Xinhua News nesta quinta-feira (19).

De acordo com Zhang Ting, engenheiro de aplicações do Centro Nacional de Supercomputadores de Tianjin, o protótipo deverá ser até 200 vezes mais rápido do que o também chinês Tianhe-1, que foi considerado o computador mais rápido do mundo em 2010.

O computador deverá ser utilizado pela China para aplicações de big data e de computação na nuvem, na tentativa de impulsionar ainda mais os programas de inovação no país. Todos os componentes do sistema também deverão ser desenvolvidos na China, incluindo os microprocessadores necessários.

O supercomputador mais recente da China foi revelado em junho do ano passado. Apelidado de Sunway TaihuLight, o equipamento tem performance máxima de 124,5 petaflops – o primeiro do mundo a ultrapassar a marca de 100 petaflops.

Via: Xunhua News

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!