Publicidade

Brasil assina tratado que acaba com roaming entre países do Mercosul

Por| 15 de Julho de 2019 às 19h30

Link copiado!

Brasil assina tratado que acaba com roaming entre países do Mercosul
Brasil assina tratado que acaba com roaming entre países do Mercosul

Ótima notícia para aqueles que costumam viajar pela América Latina: na próxima quarta-feira (17), ocorrerá a assinatura de um acordo pelo fim da cobrança de roaming entre os países integrantes do Mercosul, permitindo que os cidadãos desse bloco não precisem pagar taxas de roaming ao fazer ligações internacionais em qualquer um dos países do bloco.

A celebração da assinatura ocorrerá em Santa Fé, na Argentina, durante a 54ª Cúpula do Mercosul, e contará com as presenças do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, do presidente argentino Mauricio Macri, do presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, e do presidente uruguaio Tabaré Vázquez.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) têm trabalhado há meses para a construção do acordo, que será positiva não apenas aos consumidores do Mercosul mas também para a integração econômica e digital dos países membros.

Antes do acordo, caso um brasileiro fosse para a Argentina, levasse seu celular com chip do Brasil e tentasse efetuar uma ligação para casa, além do valor cobrado pelo minutos da ligação internacional, essa pessoa precisaria pagar uma taxa adicional de roaming, por estar utilizando o sistema de uma operadora de fora de seu país. Com o acordo, essa taxa de roaming é extinta em todos os países que fazem parte do bloco do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Continua após a publicidade

Fonte: Anatel