Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil assina acordo para acabar com o roaming internacional até 2020

Por| 27 de Março de 2018 às 16h32

Link copiado!

Brasil assina acordo para acabar com o roaming internacional até 2020
Brasil assina acordo para acabar com o roaming internacional até 2020

O Brazil assinou um termo que firma compromisso para o fim do roaming internacional entre países americanos até 2020. Chamado de Carta de Buenos Aires, também aceitaram os termos do documento Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Chile e Uruguai.

A ideia é “encorajar medidas para promover [..] eliminação dos custos para o usuário final de serviços de roaming, com foco especialmente nas realidades e necessidades das áreas de fronteira”. O termo também reforça acordo em encorajar medidas para promover transparência e acessibilidade de informação entre os países.

Após a assinatura da Carta, agora representantes da Anatel vão participar de encontros com operadoras para definir ações efetivas. Importante entender que, embora o documento diga explicitamente sobre eliminação de custos, é possível que as empresas não cheguem a um consenso sobre o fim da tarifa, mas apenas a uma diminuição. Outro ponto é que o plano estratégico assinado não consta a questão de roaming como prioridade.

A Carta de Buenos Aires tem como objetivo principal a redução de desigualdade no continente americano, com regulamentação e políticas públicas, incentivo ao acesso à internet e serviços de telecomunicação, além de equilíbrio de uso do espectro eletromagnético.

Continua após a publicidade

Fonte: Telesíntese