Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Auxílio emergencial ganha novas ferramentas para consulta na web

Por| 06 de Maio de 2020 às 10h49

Link copiado!

Caixa
Caixa

O governo federal liberou nesta semana dois novos sites para consultas sobre o andamento e liberação do auxílio emergencial, ajuda financeira que está sendo dada aos profissionais atingidos pela crise do novo coronavírus. Agora, além das plataformas digitais já liberadas pela Caixa, também é possível verificar a situação do benefício a partir dos portais do Ministério da Cidadania, em cidadania.gov.br/consultaauxilio, e do Dataprev, pelo endereço consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Todas as informações sobre as solicitações aparecerão nestas plataformas, que permitirão acessar os resultados de análise dos pedidos, datas de recebimento e outras informações sobre o cadastro, quando o recebimento do auxílio for negado ou os dados fornecidos pelo cidadão forem considerados inconclusivos. Atualizações cadastrais, entrega adicional de documentos e demais operações, entretanto, continuam acontecendo apenas pelas plataformas digitais da Caixa.

As novas plataformas de consulta permitem o acesso tanto a pedidos originais quanto corrigidos, além de indicar aos cidadãos a necessidade de informações adicionais para avaliação da solicitação. Na página, basta inserir informações como CPF, nome completo e da mãe, além da data de nascimento, para prosseguir, sem a necessidade de inserção de códigos de verificação enviados por SMS, por se tratar de uma ferramenta voltada apenas para consultas.

Continua após a publicidade

De acordo com o Ministério da Cidadania, o objetivo da ampliação do sistema de consultas é dar mais transparência ao processo de liberação do auxílio emergencial, que começou a ser pago em abril e já foi solicitado por mais de 97 milhões de brasileiros. Segundo os dados oficiais do governo, desse total, 50,5 milhões tiveram o pedido aprovado, enquanto outros 13,7 milhões precisam retificar seus cadastros, uma vez que a análise original foi considerada inconclusiva

A novidade também vem para dividir o gigantesco volume de acessos registrado nas plataformas da Caixa, levando a indisponibilidade e problemas de acesso. O novo site disponibilizado pela Dataprev registrou mais de 500 mil acessos apenas na noite desta segunda-feira (4), quando entrou no ar, e antes mesmo de um anúncio oficial por parte do governo.

Quem pode receber?

Continua após a publicidade

O auxílio emergencial do governo é voltado para profissionais informais, autônomos e sem renda fixa que estejam em situação de fragilidade social devido à pandemia do novo coronavírus. Entre os requisitos estão ser maior de 18 anos e não ter renda mensal acima de meio salário mínimo, além de não ser beneficiário de outros programas governamentais, com exceção do Bolsa Família.

A renda básica emergencial tem valor fixo de R$ 600 por trabalhador, com máximo de dois beneficiários por família. Mulheres chefes de casa ou famílias monoparentais podem acumular duas cotas de uma só vez, com os valores sendo pagos durante três meses. Quem recebe o Bolsa Família também não terá os valores somados, recebendo o auxílio no lugar dos valores comuns.

O cadastro é feito por meio do site da Caixa, em auxilio.caixa.gov.br, ou pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. Os cidadãos devem se certificar de preencherem os dados apenas nas plataformas oficiais, já que a aprovação do chamado “coronavoucher” também deu origem a uma série de golpes que visam roubar informações dos cidadãos e praticar fraudes.

Fonte: Agência Brasil