Publicidade

Auxílio Brasil | Caixa volta a liberar empréstimo consignado

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Novembro de 2022 às 11h35

Link copiado!

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tudo sobre Caixa Econômica Federal

Nesta segunda-feira (14), a Caixa Econômica Federal voltou a liberar o crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil. A contratação do crédito pessoal foi suspensa no dia 1º de novembro, devido a um "processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil" que engloba o Dataprev, a Caixa e o Ministério da Cidadania.

Com a modalidade liberada desde o dia 11 de outubro, muitas pessoas enfrentaram dificuldades para contratar o serviço pelo aplicativo do Caixa Tem. Entre as reclamações estão o atraso para liberar o pagamento, taxas extras de seguro e solicitações canceladas sem mais informações.

Na última quinta-feira (10), a Caixa informou que começou a enviar mensagens aos beneficiários que solicitaram o crédito pessoal para esclarecer quando as parcelas começarão a ser descontadas do benefício.

Continua após a publicidade

No dia 7 de novembro, a internet foi tomada por reclamações de pessoas que, tendo contratado o empréstimo ou não, receberam valores próximos a R$ 240 e sem o valor extra de R$ 200 — prometido até dezembro.

Resposta da Caixa Econômica

Continua após a publicidade

Em resposta, o banco anunciou que o primeiro desconto ocorre no mês seguinte ao do envio das informações pelas instituições financeiras que concederam o empréstimo. A Caixa ainda informa que "a parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação".

Muitos beneficiários esperavam que o desconto fosse realizado somente em 7 de dezembro, no entanto, esta data é referente ao prazo final para o pagamento da primeira parcela. Sendo assim, os contratantes teriam até essa data para depositar o valor na conta cadastrada para receber o empréstimo. No caso dos beneficiários que recebem a parcela no início do mês, o valor foi descontado automaticamente.

Fonte: G1