Governo federal formaliza prazo para o fim do sinal analógico para TV em 2018

Por Redação | 30.07.2013 às 15:47

O governo federal formalizou nesta terça-feira (30) o adiamento do prazo final para o desligamento completo do sinal analógico para as emissoras de TV, que deverão transmitir apenas em sinal digital, para dezembro 2018. Anteriormente, o prazo estipulado seria para junho de 2016, mas o governo já havia indicado que adiaria o prazo final. As informações são do jornal A Folha de S. Paulo.

Entretanto, o processo de desligamento obrigatório gradual do sinal analógico começará a valer no dia primeiro de janeiro de 2015, com base em um calendário estipulado pelo Ministério das Comunicações. Acredita-se que a transição completa do analógico para o digital levaria dez anos, contando a partir de 30 de junho de 2006, mas, para que o sinal não acabasse de uma hora para outra, o governo decidiu prorrogar o prazo de desligamento.

O novo texto determina que "a transmissão digital de sons e imagens incluirá, durante o período de transição, a veiculação simultânea da programação em tecnologia analógica". E ao fim do prazo, os canais utilizados pelo sinal analógico deverão ser devolvidos ao governo.

O governo também concederá outorgas para a exploração de serviços utilizando a tecnologia analógica no dia 31 de agosto deste ano para as emissoras de televisão. Já as retransmissoras deverão acompanhar as datas determinadas pelo Ministério das Comunicações para o fim das transmissões analógicas em cada região do país.