Google I/O - Android O é finalmente apresentado (e já tem beta disponível!)

Por Redação | 17 de Maio de 2017 às 16h46

Apesar de ter sido anunciado há dois meses, apenas hoje pudemos conhecer mais detalhes sobre o que está por trás da próxima grande atualização do Android. Um dos destaques do primeiro dia da conferência para desenvolvedores, Google I/O, foi a apresentação da nova versão do sistema operacional da gigante, o Android O — que ainda não teve seu nome confirmado.

Segurança

De acordo com o Google, a principal característica do Android O é potencializar o desempenho dos smartphones, como a duração da bateria, tempo de inicialização, estabilidade e a segurança. Sobre o último quesito, o Google está introduzindo um novo recurso, chamado Google Play Protect.

É verdade que o gigante da tecnologia já verifica os aplicativos na Play Store para garantir que os conteúdos não sejam maliciosos, mas agora o sistema de segurança se tornará mais visível aos usuários. A ideia é que o Google Play Protect analise cada app disponível para verificar se o aparelho corre riscos ao fazer seu download. Caso o sistema detecte alguma falha, o aplicativo será removido da loja.

Mais velocidade

Entre os destaques sobre a mudança do Android é que o sistema operacional deverá reduzir seu tempo de inicialização em duas vezes. Além disso, todos os aplicativos deverão se tornar mais rápidos. Esse é o resultado de "mudanças extensas" no núcleo do sistema operacional, segundo a gerente de produtos Android, Stephanie Saad Cuthbertson.

Memória

Pensando em otimizar o uso dos dispositivos, o Google anunciou um sistema útil para aparelhos que não tenham armazenamento interno robusto. Batizado como Android Go, o recurso utilizará aplicativos que consomem menos memória e que estarão disponíveis em uma versão alternativa da Google Play. Assim como o YouTube Go, que roda na Índia, a ideia é que os smartphones possam armazenar arquivos mesmo que tenham memória limitada.

Bateria

Seguindo seu compromisso de encontrar melhorias para a vida dos usuários, o Android O incluirá limites automáticos sobre a execução de aplicativos em segundo plano. Visando a otimização da bateria dos aparelhos, o novo sistema operacional terá maior controle sobre os programas a partir de transmissões implícitas, serviços em segundo plano e atualizações de localização.

Dois aplicativos ao mesmo tempo

Outra novidade sobre o Android O é que os usuários poderão rodar dois programas ao mesmo tempo. A funcionalidade é um pouco diferente da presente no Nougat, já que o novo sistema operacional permitirá que, por exemplo, o usuário atenda a uma ligação e continue assistindo a um vídeo ao mesmo tempo, em tamanho reduzido.

A primeira versão beta pública para o Android O já está disponível. Ainda não se sabe, no entanto, a data para o seu lançamento oficial. A expectativa é de que dentro dos próximos meses novidades sejam anunciadas. E você, o que achou das novidades? Conte para a gente nos comentários!

Primeiro Beta disponível!

Se você tem um Pixel C, Pixel, Pixel XL, Nexus 5X, Nexus 6P ou Nexus Player, já pode sentir o gostinho do Android O como beta tester. Basta se inscrever neste link.

Via TheVerge

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.