Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google I/O 2018 | O que esperar da conferência da gigante para desenvolvedores

Por| 07 de Maio de 2018 às 11h05

Link copiado!

Google I/O 2018 | O que esperar da conferência da gigante para desenvolvedores
Google I/O 2018 | O que esperar da conferência da gigante para desenvolvedores
Tudo sobre Google

Realizada anualmente desde 2008, a Google I/O é a conferência oficial da gigante de Mountain View voltada a desenvolvedores, em que a empresa anuncia novidades para que os programadores consigam criar sistemas e aplicações contando com as novas tecnologias, além de aproveitar a ocasião para revelar produtos e serviços que chegarão ao mercado em breve.

E a edição deste ano do evento está marcada para acontecer entre os dias 8 e 10 de maio, mas o mercado está alimentando grandes expectativas desde já. A Google está incentivando a curiosidade geral, publicando uma experiência interativa no site oficial do evento com várias dicas do que pode estar por vir.

Confira, então, o que podemos esperar que a gigante revele na Google I/O 2018, com base em rumores recentes e na expectativa do mercado em geral.

Android P

Continua após a publicidade

Ainda que o Android O, anunciado em agosto do ano passado, estivesse presente em somente 0,5% dos aparelhos em dezembro, é esperado que a gigante anuncie o sucessor do sistema, o Android P (cuja letra pode significar "Pineapple", ou "abacaxi" em português"). Indícios de que o abacaxi será usado para nomear a nova versão do sistema aparecem na experiência interativa da Google I/O, que, em determinado cenário, mostra um bolo decorado com abacaxis.

Espera-se que uma versão beta do novo sistema seja liberada para desenvolvedores assim que o evento acontecer, mas ainda é cedo para especular quanto às novas funcionalidades que o novo SO móvel trará aos usuários.

Realidade virtual

Continua após a publicidade

Na I/O do ano passado, a Google revelou o Daydream View, nova versão de seu headset de realidade virtual. Para 2018, espera-se que surja um novo Daydream, aprimorado com o avanço desta tecnologia, ou, então, novos games e experiências em realidade virtual compatíveis com o headset, além de acessórios que complementem a imersão.

Google Assistente

Considerado por muitos o melhor assistente pessoal equipado com inteligência artificial do mercado, superando a popularidade da Siri (da Apple), Alexa (da Amazon) e Cortana (da Microsoft), o Google Assistente está em constante aprimoramento por parte dos engenheiros da gigante. Recentemente, o Assistente se tornou capaz de reconhecer a música que o usuário está ouvindo e passou a ser integrado ao Android Auto; e essas são somente algumas das melhorias mais recentes do app.

Continua após a publicidade

Por conta disso, espera-se que, na Google I/O 2018, a gigante anuncie novos recursos em seu assistente virtual, além de aprimoramentos em sua inteligência artificial, deixando o assistente capaz de realizar ainda mais funções, com mais eficiência.

Google Home

A família de speakers inteligentes Google Home já possui três integrantes: o Home tradicional, o Mini e o Max. Voltados para públicos diferentes, os speakers contam com o Google Assistente e auxiliam o usuário em suas tarefas do dia-a-dia, sendo uma espécie de secretária virtual dentro de casa ou do escritório, além de um alto-falante bacana para ouvir músicas e podcasts.

Continua após a publicidade

Mas a Google não deve lançar um quarto modelo da família tão cedo. Na I/O de 2018, espera-se que a gigante revele melhorias em seu software, equipado com inteligência artificial. Como novos recursos foram anunciados no evento do ano passado, e este mercado cresceu bastante desde então, faz sentido que a Google faça alguma atualização no sistema de seus speakers inteligentes neste ano.

Como assistir ao evento

A Google I/O 2018 acontecerá na Califórnia, mas quem não tiver a oportunidade de acompanhar o evento in loco, de pertinho, pode fazê-lo pela internet, pois tudo será transmitido oficialmente pela gigante. A transmissão deverá ser incluída no site do evento, além do YouTube oficial da Google.

Mas como não há tradução simultânea, fique tranquilo pois o Canaltech acompanhará atentamente, mais uma vez, todas as novidades que estiverem sendo anunciadas no palco da conferência, trazendo as informações quentinhas, saindo do forno, para você, nosso leitor. Tudo o que for relacionado ao evento fica indexado em nossa página especialmente dedicada à I/O, onde, por enquanto, você pode conferir os anúncios do último evento.