O papel do RH é crucial para a transformação do ambiente de trabalho digital

Por Hamilton Berteli | 15 de Agosto de 2016 às 23h40

É fácil assumir que a transformação de um ambiente de trabalho digital envolve somente a tecnologia, mas as pessoas são o principal alicerce para qualquer mudança organizacional. Para se atingir sucesso ao adotar uma estratégia que estabelece um local de trabalho moderno, as empresas têm de ter em mente questões sociais e culturais que vão além da área de TI, responsável pelas ferramentas que serão utilizadas; o RH, que ajudará a conduzir a jornada de transição dos colaboradores, tem papel fundamental nesta jornada.

Um dos principais desafios desta área é definir e coordenar a estratégia de adoção como um olhar fundamental na experiência de trabalho das pessoas, de forma que elas se adaptem enxergando valor para o seu cotidiano e, consequentemente, reduzindo o estresse e o impacto da mudança. Além disso, o RH é crucial para que os colaboradores sintam-se suportados pela organização, uma vez que, quando uma transformação digital se inicia, teme-se a redução de postos de trabalho, a mudança dos hábitos há anos cultivados e a necessidade de reciclar habilidades para manter relevância e produtividade. Neste sentido, uma equipe de liderança presente e comunicativa é fundamental para superar resistências, ajudar no gerenciamento de conflitos e habilitar a absorção mais rápida das tecnologias por meio do engajamento direto das equipes. Por isso, deve existir um trabalho em conjunto da área de RH e TI, para que pessoas e ferramentas possam gerar eficiência e atingir os resultados esperados pela empresa.

Um exemplo que pode ser levado em consideração pela área de Recursos Humanos são os elementos humanos habilitados pelas tecnologias, como a possibilidade de colaboradores trabalharem com maior flexibilidade, capacidade colaborativa e de forma independente. De acordo com uma pesquisa da Avanade, o uso dessas ferramentas proporcionou o aumento da produtividade de 67% das organizações que adotaram o ambiente de trabalho digital. Além disso, 43% tiveram um resultado direto de crescimento da receita.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

As possibilidades que se apresentam pelos meios digitais também impactam positivamente uma atuação mais estratégica do departamento de RH: por meio do uso da automação é possível reduzir a quantidade de trabalho operacional dessa área. O uso da tecnologia de forma assertiva pode melhorar o processo de recrutamento e de integração, o acompanhamento de candidatos, além do treinamento de pessoal online. Pode ainda criar mecanismos para conhecer profundamente a população de funcionários e colaboradores, sua dinâmica de trabalho e, consequentemente, definir precisamente programas de aquisição, desenvolvimento e retenção de talentos, além de remuneração e benefícios, com alta aderência e retorno.

A adoção do local de trabalho digital é desafiadora para as empresas porque exige novas formas de se trabalhar e está em constante evolução, e é inexorável, dado que será uma fonte de substancial ganho de vantagem competitiva. A principal delas envolve uma redefinição significativa das habilidades e trará uma grande mudança nas práticas de trabalho. Tecnologia e pessoas são interdependentes no ambiente corporativo, e não existirá uma evolução em satisfação e produtividade de forma casada no adoção digital sem uma parceria profunda entre TI e RH.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.