Inovação vira palavra de ordem para o futuro de Dubai

Por Redação | 20 de Setembro de 2016 às 18h58

Muitos sabem que Dubai é uma das cidades mais ricas (e caras) do mundo. Entretanto, o que ainda não se sabe sobre a maior cidade dos Emirados Árabes é que ela está capitaneando esforços para tirar do papel algumas das mais inovadoras ideias da atualidade.

O governo local criou a Dubai Future Accelerators, com a missão de conectar o poder público com companhias de inovação e criar protótipos de produtos para o futuro, tais como transporte seguro de alta velocidade e pesquisas em órgãos em impressão 3D.

Cerca de 2.270 empresas, de 73 países, se increveram para receber o apoio da entidade, atendendo a metas da organização, como o desenvolvimento de soluções para redução de consumo energético e água, computação inteligente e novas formas de diagnóstico médico. No final, 30 nomes foram escolhidos.

Uma das mais proeminentes empresas da lista é a Hyperloop One, companhia surgida a partir do conceito de transporte criado por Elon Musk, fundador da Tesla Motors e SpaceX. O Hyperloop promete viagens de até 100km em 10 minutos, usando um sistema de cápsulas tripuladas em tubulações com vácuo. A meta da empresa é entregar transporte ultrarápido e barato, sem o uso de combustíveis.

Outras áreas de inovação também são atendidas pelo projeto. A Consensys está desenvolvendo uma tecnologia de blackchain para facilitar as transações financeiras no local, e a Honeywell apresentou um protótio de tecnologias de saúde que permitem que os pacientes sejam atendidos e tratados à distância.

"Estas acelerações se ligam às necessidades e estratégias do governo, servindo como catalisadores para pesquisa e desenvolvimento em setores estratégicos como educação, saúde, infraestrutura, transporte e energia", afirmou H.E. Mohammad bin Abdullah Al Gergawi, Chefe de Gabinete dos Emirados Árabes e vice-presidente do conselho da Dubai Future Foundation.

Fonte: Futurism

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.