Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google despede funcionário que escreveu carta contra diversidade de gênero

Por| 08 de Agosto de 2017 às 10h59

Link copiado!

Google despede funcionário que escreveu carta contra diversidade de gênero
Google despede funcionário que escreveu carta contra diversidade de gênero
Tudo sobre Google

Um funcionário da Alphabet, dona da Google, foi demitido depois de escrever um memorando interno que criticava as políticas de diversidade da empresa. Na carta com cerca de 3 mil palavras, o engenheiro James Damore declarou que "as opções e as capacidades de homens e mulheres divergem, em grande parte devido a causas biológicas, e estas diferenças podem explicar por que não existe uma representação igual de mulheres (em posições) de liderança".

Segundo o profissional, a justificativa da empresa ao demiti-lo foi que ele "perpetuou estereótipos de gênero". As diferenças biológicas, de acordo com Damore, incluem uma inclinação feminina "aos sentimentos e à estética que às ideias", enquanto que os homens levam uma tendência a serem programadores de informática por possuírem naturalmente habilidades para a profissão.

Em comunicado sobre a demissão, Danielle Brown, diretora da área de diversidade, afirmou que "não é um ponto de vista que a empresa e eu mesmo respaldemos, promovamos ou incentivamos". Para a executiva, o debate interno na empresa está estimulado pelos "princípios de igualdade no emprego, que podem ser observados em nosso código de conduta, nossas políticas e nossas normas antidiscriminatórias".

Brown ainda destaca que a Google sempre defendeu "uma cultura na qual aqueles que têm pontos de vista diferentes, inclusive políticos, sintam-se seguros de poder expressá-los".

Continua após a publicidade

A nota foi considerada "sexista" pela imprensa americana e colocou novamente em pauta o debate sobre a existência de um número muito superior de homens no setor de tecnologia. Muitas empresas têm adotado políticas mais flexíveis à contratação de mulheres para ampliar a diversificação de gênero.

Fonte: Daily Mail