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Como uma Comunidade pode transformar a tecnologia de uma empresa?

Por| 24 de Fevereiro de 2022 às 10h00

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Divulgação/XP
Divulgação/XP

No LinkedIn você já se deparou com posts sobre comunidades em empresas, citando-as como forma de trazer inovação e colaboração entre times. Porém, para realizar uma análise verdadeira sobre tais afirmações, é necessário voltar um passo e entender: o que são comunidades? Por que e como as empresas as utilizam cada vez mais como forma de atração, retenção de talentos e coleta de feedback?

Nesse texto, vamos responder algumas dessas perguntas e também compartilhar um pouco da experiência da Comunidade na XP Inc. Para começar, vamos deixar claro: o que é uma comunidade?

De forma simples, uma comunidade é um grupo de pessoas unidas por um objetivo comum. No caso de empresas, este objetivo pode ser coletar feedbacks de clientes para melhorar o produto ou realizar testes com o usuário, por exemplo.

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Por que criar uma comunidade?

As comunidades vêm sendo referência de sucesso na criação de brand lovers (ou amantes da marca, em português), trazendo feedbacks do produto de forma fácil e rápida e aumentando a visibilidade da empresa sobre a experiência do usuário.

No caso da XP Inc., a Comunidade foi fundada para criar e manter conexões entre colaboradores e para fomentar a educação sobre tecnologia dentro da empresa. Com essa ideia relativamente simples, criou-se um ecossistema em que mais de 3 mil pessoas circulam digitalmente todos os dias e trocam conhecimento.

Como as Comunidades se conectam com tecnologia?

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A internet como conhecemos hoje existe pois, em meados dos anos 90, enquanto grandes empresas produziam código fechadas a 7 chaves, um cara chamado Richard Stallman (furioso, pois não conseguia consertar o software da sua impressora — já que era fechado e não estava disponível) acreditava que todo software deveria ser acessível e estar disponível online.

Dessa forma, ele iniciou a Comunidade GNU (que você já ouviu falar, tenho certeza), que começou a produzir software e distribuí-lo pela Internet de forma gratuita. Uma pequena biblioteca de ferramentas gratuitas teve início e assim, outras comunidades de software surgiram, como Linux, Apache, Debian e mais. (fonte: People Powered - Jono Bacon, p.6)

Acredito que aqui já ficou claro como as comunidades podem ser potentes — se construídas corretamente.

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A Comunidade da XP Inc.

A Comunidade da XP Inc. nasceu para incentivar a troca de informações e conhecimento sobre tecnologia entre colaboradores, dando oportunidade para que todas as pessoas possam apresentar projetos, ideias, novidades e o que mais acharem interessante.

A Comunidade é feita por e para todas as pessoas que trabalham na tecnologia. Dessa forma, com eventos, workshops, a criação de um Radar de Tecnologia e de um Fórum para Discussão, diversos tópicos foram discutidos de forma rápida e fácil, novos projetos surgiram e foram implementados, criou-se um ecossistema de colaboração e inovação dinâmico, inclusivo e acessível.

Nada disso seria possível sem um canal de comunicação claro, mente aberta para receber feedbacks e vontade de implementar melhorias todos os dias!

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Comunidades podem ser sobre todos os assuntos?

Sim! Comunidades podem ser focadas em diversos temas, como ioga, tecnologia, fãs de algum filme, podem ser com o propósito da mais pura diversão e descontração, ou podem também ser como a Comunidade XP Inc.: responsável por mais de 50 projetos colaborativos, mais de 170 horas de conteúdo técnico gravado, mais de 30 turmas de workshop técnicos e um fórum com 376 mil pageviews desde que foi criado.

O importante é que sejam sempre inclusivas, diversas e existam para trazer um pouco mais de alegria e inovação na vida de quem participar.

Para saber mais como a tecnologia da XP Inc. funciona e como a Comunidade está diretamente relacionada, fique de olho na nossa coluna aqui no Canaltech!