A produtividade caiu? Eis algumas dicas para melhorar seu desempenho no trabalho

Por Giancarlo Silva

Não é preciso ser um gênio para entender a importância de ser um profissional produtivo, em uma época em que o tempo é cada vez mais valioso e escasso em nossa rotina de trabalho. Cumprir prazos apertados, executar tarefas cada vez mais complexas e evitar distrações de qualquer tipo são cada vez mais importantes, já que às vezes 24 horas podem não ser o suficiente para a maioria dos profissionais.

Quando se está em uma posição de liderança em uma empresa, a preocupação com a produtividade é ainda mais acentuada. Afinal, o próprio local de trabalho pode gerar algumas distrações e as redes sociais também são bastante tentadoras, sendo verdadeiros sugadores de tempo!

Reunimos aqui algumas dicas do The Next Web, do que fazer para manter um bom desempenho no trabalho. São coisas até bem comuns de se fazer, mas cuja importância jamais deve ser subestimada.

1 - Redefina sua lista de afazeres

Dê uma boa olhada em sua lista de tarefas e pergunte a si mesmo: eu preciso fazer tudo isso? Examine cada tarefa que você criou e tente eliminar aquelas que não têm nenhuma importância das que são realmente urgentes. Às vezes duas ou mais tarefas podem ser unidas em uma tarefa maior e mais simples de ser resolvida também.

Uma prática interessante é pegar as tarefas do dia e jogá-las em um calendário, definindo um horário específico para a execução de cada uma. Também é uma boa ideia estabelecer prazos para cada tarefa – e seguí-los, é claro!

2 - Evite reuniões desnecessárias

Se tem algo capaz de quebrar a concentração de qualquer profissional são reuniões em excesso. De acordo com especialistas, reuniões podem acabar com a produtividade, já que o tempo gasto poderia ser utilizado na resolução daquele problema importante.

A dica aqui é examinar bem as reuniões para os quais você foi chamado e separar as inadiáveis das que você pode educadamente recusar-se a comparecer. Se foi você quem convocou a reunião, tente fazê-la o mais breve possível e somente se for realmente necessário. Sua equipe agradece.

3 - Tenha um hobby

Sim, é verdade, estamos falando de trabalho. Mas nós não somos robôs, certo? Somos seres humanos e precisamos de uma folguinha de vez em quando para arejar a cabeça.

Chame seus colegas de trabalho pra bater uma pelada depois do expediente, faça cooper, colecione alguma coisa, leia livros, jogue videogame... Enfim, faça alguma coisa divertida no seu tempo livre! Certamente você voltará ao trabalho muito mais satisfeito, relaxado e produtivo!

4 - Não seja tão perfeccionista

Você é do tipo que passa tempo demais planejando tudo nos mínimos detalhes antes de realmente começar a executar a tarefa ou projeto? Sabia que planejar demais pode acabar não só com a sua produtividade mas com a de toda a sua equipe?

É comum algumas pessoas fazerem mudanças infinitas em um projeto achando que ele nunca cumprirá bem seu objetivo. Buscar a perfeição é uma ótima virtude mas, como tudo na vida, em excesso isso pode ser prejudicial. Tente fazer o suficiente para que o trabalho seja cumprido com agilidade e dentro do prazo. Às vezes é melhor um projeto concluído que cumpre bem sua função do que um projeto dourado que nem chegou a sair do papel.

5 - Antecipe-se

O ditado popular "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje" é praticamente uma regra de ouro e pode ser extrapolado à vontade, em prol de um dia mais produtivo.

Chegou uma hora mais cedo no trabalho por algum motivo qualquer? Não esperar seu horário começar pode ser uma boa ideia para adiantar aquela tarefa complicada.

Levar um pouquinho de trabalho pra casa também costuma ser uma maneira eficiente de produzir mais. Só não exagere nessa prática, afinal você precisa descansar.

6 - Confie na sua equipe

Delegar tarefas aos membros de sua equipe é crucial para poupar dias, semanas, meses e até mesmo anos do deadline de um grande projeto. Se você não costuma delegar funções e tarefas aos seus colaboradores, é sinal de que você não confia no potencial de sua equipe.

Só porque um determinado profissional cumpre uma tarefa de uma forma diferente de você, não significa necessariamente que ele está fazendo as coisas do jeito errado. Alivie um pouco o peso de suas costas e delegue algumas funções a um empregado de sua confiança.

7 - Minimize distrações online

Trancafiar-se dentro de um escritório não adianta muita coisa se você é daqueles que ficam o tempo todo vendo as redes sociais, usando seu smartphone, lendo notícias e websites variados.

Tenha mais autocontrole e deixe a diversão da internet para mais tarde. Inclusive é possível até mesmo contar com a ajuda de aplicativos para mantê-lo mais focado no trabalho.

8 - Estabeleça um horário fixo para ler seus emails

Checar sua caixa de entrada é importante, mas dependendo do volume de mensagens recebidas pode ser um fator bem negativo. Se você acha que está perdendo tempo precioso lendo emails, é hora de se organizar nesse sentido.

Separe um horário do seu expediente e dedique-o somente à leitura de seus emails. Divulgue o seu horário de leitura a todos os que se comunicam por email com você com mais frequência.

Filtrar suas mensagens e eliminar as que são mais inúteis também é um excelente poupa-tempo: para estas, a função "marcar tudo como lido" é um presente dos deuses!

9 - Não planeje demais

Essa dica vale também para os excessivamente perfeccionistas, sobre os quais falamos alguns tópicos acima. Em alguns casos, demorar demais no planejamento inicial pode não ser uma boa ideia. Dê início à produção sem se preocupar tanto e lembre-se que você sempre poderá voltar algumas etapas para aperfeiçoar o que foi inicialmente definido (o que possibilita resolver problemas que não foram previstos inicialmente).

10 - Saia um pouco da frente do monitor

Ao contrário da crendice popular, ficar o dia todo com a cara enfiada no computador não é sinônimo de produtividade. De fato, ficar mais de cinco horas seguidas olhando para um monitor pode deixar qualquer profissional mais fadigado.

Dê algumas pausas em intervalos de tempo regulares. Levante-se e saia um pouco da frente do computador de tempos em tempos para deixar seu corpo e sua mente revigorados.

Fonte: The Next Web

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.