URLs, Alt, Titles: conheça um pouco mais sobre os fatores internos do SEO

Por Caio Monteiro | 01 de Julho de 2014 às 17h30

No texto de hoje, veremos mais 4 fatores internos (on-page) que considero importantes para complementar o artigo texto “Começando a praticar o SEO”.

O primeiro se trata do conteúdo propriamente dito como os textos e as imagens que compõem seu site. Para uma melhor otimização, eles devem transcrever (de preferência textualmente) o posicionamento de sua empresa/negócio e principalmente conter, em sua redação, aquelas palavras-chave que são fonte de tráfego ou de pesquisa. Isso ajuda os robôs que “varrem” os sites a identificar melhor qual o conteúdo de sua página e consequentemente exibi-la para uma determinada busca.

O segundo refere-se ao domínio, ou seja, ao nome da sua página. Para se ter uma ideia da força de um domínio, imagine quantas centenas de milhares ou até milhões de receitas de pudim não existem na internet, por exemplo? Porém, por muitos anos, o site www.pudim.com.br foi o primeiro colocado nos resultados de busca orgânica do Google.

Se você acessar este site, vai perceber que ele não tem praticamente nenhum conteúdo, a não ser uma única foto de um pudim, contudo, devido à força de seu domínio antigo e completamente idêntico ao termo “pudim”, mesmo sem conteúdo algum, ele ainda aparece entre os primeiros resultados da busca.

Detalhe: hoje, esse posicionamento pode não ser somente devido ao domínio, pois o mistério de um site sem conteúdo algum e com apenas uma foto de um pudim acabou viralizando e, consequentemente, ganhando visitas dos internautas que são fãs do nonsense.

Ou seja, com esse exemplo, podemos perceber a importância de se ter um domínio que faça sentido com os possíveis termos de busca que um usuário irá digitar para chegar até sua página.

A URL ideal

Outro fator extremamente importante é a URL dos diretórios e nomes de arquivos dentro do servidor. Já parou para pensar, por exemplo, como que às vezes você busca por alguma coisa no Google e de repente cai em um arquivo .pdf? Ou, como as imagens que aparecem no Google Imagens são indexadas? Pois bem, parte dessa indexação acontece devido à escolha correta do nome do arquivo.

meta tags seo

Deste modo, podemos dizer que assim como o domínio tem relevância direta para uma otimização, o nome das pastas que irão compor a URL do seu site/diretório, bem como o nome dos arquivos, também influenciam diretamente no seu posicionamento na web.

Como exemplo, vamos considerar uma loja virtual que venda diversos itens de vestuário e acessórios. Nesta loja, ao otimizarmos a página de bonés, podemos deixar a galeria de produtos com a seguinte URL: www.nomedaminhaloja.com.br/bones.

Desta maneira, estamos facilitando as coisas para o buscador, pois ele está reconhecendo que este diretório tem alguma relevância com o termo “bonés”.

Bom, mas, se eu tiver um boné preto e branco em minha loja e o cliente for buscar por “boné preto e branco”, como deverá ser a otimização desta página?

O correto seria: www.nomedaminhaloja.com.br/bones/bone-preto-e-branco.html

Desta forma, minha URL ficou bastante otimizada para concorrer na indexação desta pesquisa. Se colocarmos o nome das fotos deste boné como “bone-preto-e-branco.jpg” estaríamos otimizando ainda mais esta página.

Alt e Titles

E para melhorar ainda mais a página deste produto, vamos falar sobre o 4º e último fator mencionado neste texto, as

Alt

e

Titles

das imagens.

Alt e Title são fatores internos a serem trabalhados em uma otimização. Quando o programador vai inserir uma imagem na página, ele deve preencher estes 2 atributos que servem para auxiliar os buscadores e também a navegação do usuário na página.

O Alt se trata de um “texto” que deve ser preenchido para que, caso haja algum problema no carregamento da imagem, o usuário irá “ler” uma breve descrição do que se tratava aquela foto que não foi carregada. Dessa maneira, ele ajuda o internauta a compreender melhor o que está em seu site, mesmo se houver falha de carregamento.

Já a Title serve para quando o usuário passar o mouse em cima da imagem. Ela será responsável para que apareça um texto referente àquela imagem.

Exemplo prático: passe o mouse em cima das imagens abaixo e confira como fica uma imagem com o atributo Title e outra sem o atributo:

Imagem sem Title Imagem com Title
Tudo sobre tecnologia

Tanto a Title quanto o Alt são atributos que irão ajudar na indexação da página e também da imagem dentro do Google imagens. Portanto, sempre que for inserir uma imagem em seu site, lembre-se de preencher esses requisitos ou pedir para que o pessoal da programação o faça. Indexação é a chave para que seu site fique bem posicionado nos motores de busca e mais visível para os internautas!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.