Totvs anuncia laçamento de solução para gestão de fundos de investimento

Por Rafael Romer | 09.06.2014 às 10:07

A empresa do setor de softwares de gestão Totvs anunciou oficialmente no Ciab 2014 o lançamento de sua solução para gestão de fundos de investimentos, Amplis. O software completou agora um ciclo de desenvolvimento de cinco anos e deve substituir a plataforma YMS SAC, comercializada anteriormente pela empresa.

A nova versão da plataforma traz ganhos significativos em processamento e melhorias de design em relação à solução atual comercializada pela empresa.

Focada em dar mais liberdade de operação e escolha da plataforma de aplicativos para os clientes, o principal destaque da Amplis é a linguagem de programação utilizada no seu desenvolvimento: Java. Graças a sua versatilidade, a tecnologia que permitirá o uso da solução também em ambientes de mainframe de bancos.

"[Java] é hoje uma das plataformas mais usadas do mundo e nos traz mais ferramentas de suporte", explicou o diretor de Financial Services da Totvs, David Terra, em entrevista ao Canaltech. Até a versão anterior, a plataforma da empresa era desenhada para ambientes de baixa plataforma.

A estimativa é que a plataforma também traga uma otimização de processos e um ganho de eficácia operacional. Em testes internos, o sistema apresentou uma melhora de velocidade de processamento de onze vezes.

Desenhada para uso em navegadores, a plataforma também teve o design completamente remodelado. "Antes, o ambiente de navegadores era muito restrito, hoje não mais", explicou Terra. De acordo com o executivo, o desenho da plataforma agora segue padrões de comportamento do ser humano, levando em consideração aspectos como o sentido de orientação da leitura. A expectativa da empresa é que isso traga um ganho de tempo de navegação de até 20%.

A plataforma deverá ser comercializada através de um sistema de subscrição com tarifação mensal. Para as empresas que já utilizam o sistema antigo da empresa, a atualização será gratuita. Projetos de migração, implementação e treinamento na plataforma serão serviços à parte, no entanto.

O Brasil é atualmente o maior mercado para fundos de investimento da América Latina e é um dos países-chave para a atuação da Totvs no setor. Hoje, a empresa processa 75% de todos os fundos de investimento no país.

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa no segmento de Financial Services, uma vertical dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de ofertas e soluções para o setor financeiro.

"O tamanho desse investimento é a ratificação para o mercado do quanto a Totvs está interessada nesse segmento", disse Terra. "O grupo [da vertical de serviços financeiros] tem 40 pessoas, isso mostra importância".

A empresa hoje atua junto a 110 instituições financeiras, em sua maioria pequenas e médias, em um grupo que inclui Controladorias, Assets, Private Bankings, Seguradoras, Fundos de Pensão, Corretoras e Distribuidoras de valores.

Há dois anos, a Totvs inaugurou em Alphaville, São Paulo, uma unidade dedicada exclusivamente a fomentar oportunidades no setor de serviços financeiros para a empresa.