SEO: O que pode ou não pode?

Por Caio Monteiro

Bom, em alguns dos meus textos anteriores, mencionei a importância de ter bastante cuidado na hora de planejar e implementar as estratégias de SEO, pois devemos utilizá-lo com consciência e, principalmente, entender que não adianta tentar desesperadamente posicionar o seu site para termos que não sejam tão relevantes.

O conhecimento de como funciona o algoritmo do Google deve ser utilizado de forma a ajudar tanto o usuário quanto o próprio Google a entregar resultados relevantes. Maquiar o site e tentar levar vantagem a qualquer custo, além de desleal, com toda certeza levará seu site a pagar um preço muito caro.

Essas estratégias de “má-conduta” são popularmente conhecidas como Black Hat SEO.

O Black Hat é, na verdade, a utilização das técnicas de SEO de maneira irregular, manipulando e enganando o algoritmo do Google, tentando mostrar a ele que um site é relevante para um determinado conteúdo ou que possui uma popularidade que na verdade não condiz com a realidade.

O Google possui diversas variáveis para definir qual site receberá uma melhor indexação que outro. Manipular essas variáveis de forma irregular é infringir as normas e políticas dos buscadores.

Alguns dos abusos mais frequentes são:

  • Criar diversas páginas somente para gerar links para o seu site principal;
  • Colocar no site palavras de forma oculta(ex: letra branca em fundo branco);
  • Repetição incoerente e abusiva de termos de palavras e termos específicos;
  • Otimizar o site e as meta-tags para os buscadores o compreenderem de uma forma e exibir uma página com conteúdo completamente diferente para os usuários (Redirecionamentos não autorizados)
  • Registrar e indexar o mesmo site em diversos domínios diferentes somente para adquirir um melhor posicionamento;

Bom, acredito que estes sejam apenas os principais, porém, é recomendável a leitura das Diretrizes de Qualidade Google para que você conheça melhor tudo aquilo que não é permitido em uma otimização.

Não andar na linha pode custar muito caro, pois o Google consegue sozinho identificar grande parte destas manipulações e ainda conta com o auxílio de diversos webmasters (como por exemplo o webmaster do seu concorrente), que podem fazer denúncias de um Black Hat SEO quando identificado.

Nos casos em que o Black Hat é confirmado, o Google pode começar a penalizar o site de diversas formas, sendo que a pior delas é a desindexação do site e seu conteúdo, apagando tudo dos resultados de pesquisa.

É importante sabermos separar punição e banimento.

A punição geralmente é menos complicada de ser revertida, ela pode vir através de redução no pagerank da página, perda de posições nas buscas, não indexação de novas páginas do site, etc. Na grande maioria destes casos, o correto é identificar onde estão os excessos de otimização (black hat) e corrigi-los.

Após feito isso, é hora de pedir ao Google que reconsidere o erro, cruzar os dedos e esperar.

Já o banimento, pode ser irreversível. Para descobrir se o seu site está indexado, basta digitar no google: site:www.seusite.com.br

Site indexado

Se sua pesquisa retornar com as páginas do seu site indexadas, ótima notícia, ele não está banido. Caso contrário, há fortes indícios do banimento.

Neste caso, também é preciso seguir os mesmos passos, remover os excessos e pedir a reconsideração, contudo, poderá ser irreversível.

Black Hat SEO

Falando agora da maneira correta, quando o SEO é feito através de uma boa conduta, seguindo todas diretrizes, chamamos isso de White Hat SEO.

Podemos dizer que White SEO é quando utilizamos métodos que seguem estritamente as orientações e diretrizes dos motores de busca, mostrando à eles a verdadeira relevância de um site.

Bons profissionais e empresa que desejam receber resultados duradouros, optam sempre por trabalhar o White hat SEO a fim de ajudar tanto os buscadores quanto os internautas.

Em resumo, o conhecimento em SEO é uma poderosa arma de marketing que pode ser utilizada de diversas maneiras, porém, se quer gerar resultados concretos e ganhar cada vez mais relevância e autoridade para o seu site, é preciso obedecer as diretrizes e ser eficiente em suas ações.