SAP faz mudanças na gestão de parceiros no Brasil e América Latina

Por Redação | 13 de Agosto de 2014 às 17h05

A SAP anunciou mudanças na área de gestão de parceiros de negócios, com Ricardo Medina assumindo como novo vice-presidente de vendas para a rede de parceiros globais da SAP Brasil, e Renata Rico, complementando a área de canais, com o cargo de diretora de Cloud para a organização global de parceiros da SAP para a América Latina. Ambos os executivos irão se reportar a Sandra Vaz, recentemente nomeada como vice-presidente da organização global de parceiros da SAP América Latina.

Com quatro anos de experiência na SAP Brasil e mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia, Medina será responsável por promover um aumento na venda de licenças, serviços e aplicações complementares ao portfólio da empresa por parte dos parceiros de negócios, além de formar novos acordos para a área de canais, ampliando os já existentes. Medina já foi vice-presidente de vendas da SAP Brasil, sendo o responsável pela estratégia de expansão da marca no país.

Ricardo Medina se formou em Análise de Sistemas pela PUC-RS, com MBA em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele já atuou como professor de e-Business no curso de pós-graduação da FIAP e em cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas.

Renata Rico também possui vasta experiência no mercado de tecnologia no Brasil e América Latina com mais de 20 anos de atuação. Sua principal área é a venda de soluções em nuvem da SAP e o desenvolvimento de ofertas e estratégias go-to-market, com apoio no fechamento dos negócios.

Renata Rico se formou em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pelas Faculdades Associadas de São Paulo e possui MBA Executivo Internacional pela FIA, com extensão na University of Cambridge (Inglaterra), EM.Lyon Business School (França) e Lingnan University (China).

Entre os desafios da SAP está a customização do serviço para cada parceiro, para que desta forma seja possível explorar oportunidades de mercado, atuando com modelos OEM (Original Equipment Manufacturer), para que haja essa adaptação de suas próprias soluções, além do modelo de nuvem gerenciada como serviço (Managed Cloud as a Service - McaaS).

Com o modelo McaaS, a SAP permite que seus parceiros customizem as soluções da empresa atendendo situações específicas para empresas de várias segmentos e tamanhos, por meio de aplicações em nuvem.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.