SAP está atuando com soluções para auxiliar na qualidade das cidades latinas

Por Redação | 09 de Setembro de 2014 às 12h02

Através de uma iniciativa própria, a SAP está trabalhando em soluções tecnológicas e práticas de gestão para auxiliar as cidades a atenderem os seus cidadãos de forma mais eficiente. Além disso, o projeto SAP Urban Matters tem como finalidade ajudar as cidades a tomar decisões mais rápidas e administrar melhor os orçamentos e fornecedores.

A grande Buenos Aires, que possui uma população de 13 milhões de pessoas e é a segunda maior área urbana da América do Sul, abrangendo mais de 5.000 quilômetros quadrados, está recebendo auxílio do projeto da SAP para melhorar a qualidade de vida dos argentinos. O chamado Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires (GCBA), que trata-se do Poder Executivo da cidade, possui a responsabilidade de realizar a manutenção de aproximadamente 700.000 elementos envolvendo árvores, calçadas, sarjetas, pontos de iluminação e ruas.

Geralmente, o GCBA trabalha em conjunto com outras instituições para resolver problemas que são reportados por cidadãos da cidade com frequência, algo que as soluções da SAP vêm ajudando a gerenciar.

Antes de resolver implementar essas várias soluções, incluindo a SAP Mobile Platform, no ano de 2012, os funcionários da GCBA tinham dificuldades em gerenciar as necessidades da população da grande Buenos Aires. Os registros de papéis e as diferentes aplicações de software não eram adequados para que a equipe fosse capaz de distribuir as solicitações aos departamentos designados de maneira rápida. Esse tipo de trabalho resultou em um planejamento de qualidade bem inferior que, por diversas vezes, apresentava falhas nos serviços.

Contudo, hoje o Ministério de Espaços Públicos e Ambiente do GCBA consegue integrar de maneira mais convincente e eficaz as informações e dar as respostas necessárias para as demandas dos cidadãos através de um gerenciamento centralizado de incidentes, registro de licenças e gestão de compras. O relacionamento com fornecedores também foi otimizado, visto que os funcionários do Ministério agora podem avaliar melhor o desempenho dos serviços de terceiros e comunicar eficazmente a avaliação. Por acompanhar o histórico de manutenção, o Ministério terá condições de realizar um melhor planejamento do orçamento, diminuindo custos e investindo nos pontos que realmente merecem mais atenção.

"A crescente influência econômica da região e os grandes eventos de repercussão mundial, como a Copa do Mundo, realizada recentemente no Brasil, e a próxima Olimpíada no Rio de Janeiro, demonstram a importância da região em um âmbito global. Assim, as cidades da América Latina têm a necessidade de adotar melhores práticas urbanas para fomentar o seu desenvolvimento”, declarou Sean O'Brien, vice-presidente global para a iniciativa Urban Matters e assuntos de segurança pública da SAP, que também aproveitou para destacar que a empresa desenvolveu alguns projetos para clientes do setor público em todo o mundo com um histórico de sucesso para enfrentar desafios similares.

Ainda na América Latina, o estado mexicano de Colima aparece como outro exemplo de adoção das tecnologias da SAP. Neste caso, elas ajudam a cumprir a Lei Geral de Responsabilidade dos Governos (LGCG) do México. O sistema utilizado por Colima resulta na integração de todos os processos financeiros, que incluem a cobrança de impostos, salários e obras públicas.

No quesito sócio-econômico, o estado de Colima é um dos mais avançados do México, sendo o sexto, entre os 32 estados mexicanos, na avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. De acordo com a organização, o estado é considerado "altamente desenvolvido".

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.