Novas tecnologias: conhecer o cliente e planejar

Por Colaborador externo | 03 de Abril de 2014 às 08h12
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Foto:Pressmaster/Shutterstock

Por Edgard Rodrigues Bello*

Novas tecnologias ampliam a capacidade de conhecimento do cliente. O tradicional CRM ganha mais poder com as novas tecnologias para mobilidade, entre elas o Nearfield Communication (NFC), que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos compatíveis e próximos um do outro. Com ele é possível, por exemplo, reconhecer o cliente assim que ele bota o pé dentro da loja e tomar uma decisão de negócio, além de transações de compra, incluindo a aproximação do smartphone de fotos de produtos. As equipes de marketing adoram isso.

Ao conhecer os hábitos do cliente é possível enviar lista de compras, de promoções, entre outras informações de interesse do usuário. E isso tudo gera uma quantidade enorme de informações sobre o comportamento e os desejos do consumidor, coletadas a partir de inúmeros mecanismos, sendo o smartphone uma dessas ferramentas que vem sendo utilizada.

Outra tecnologia que ganha destaque em diversos segmentos é a geolocalização. Ela permite saber onde o consumidor está e permite interagir com ele de várias maneiras. Pode ser o envio de uma oferta em um momento oportuno para um bom negócio, por exemplo.

Os dados coletados de nada servem se não forem integrados com os sistemas de gerenciamento de negócios para que todo o complexo de consumo possa ser digerido, permitindo visualizar cenários macros sobre os públicos e mercados, facilitando a tomada de decisão.

Este conhecimento é necessário para que os gestores e planejadores consigam traçar suas metas, ajustando-as de acordo com os planos de negócios e orçamentos estabelecidos.

Com o adesão às novas tecnologias que permitem coletar mais informações sobre o cliente, o planejamento se tornou muito mais dinâmico e sensível a constantes variações. Muitas delas nem sempre previsíveis.

No entanto, ao permitir acompanhar pelo desktop ou dispositivo móvel se o que foi projetado está sendo realizado, os gestores podem, a qualquer momento, promover qualquer tipo de adequação necessária. Desta forma, as novas tecnologias abrem espaço para que soluções de planejamento e de análise de negócios se destaquem no mercado e, quando elas se capacitam para atender à complexidade deste novo cenário, os resultados podem ser ainda melhores.

O planejamento salta para um estágio superior, torna dinâmico e constante. Um exemplo disso é quando, por exemplo, o cliente altera sua rotina ou hábito de compra. Essa informação necessita chegar aos planejadores de marketing, que terão que interagir com a nova situação. Se o cliente deixou de comprar um tipo de alimento por que iniciou uma dieta, essa informação permitirá readequar as campanhas para ele. Se um grupo de clientes passou a consumir um produto em decorrência de uma promoção, oportunas serão as novas campanhas com foco nesse comportamento.

Conhecer o cliente vai além da necessidade de criação de campanhas imediatistas. Conhecer o consumidor como ferramenta para o planejamento se torna um novo aliado para o planejamento dos negócios.

* Edgard Rodrigues Bello é CEO da ODE Peopleware, distribuidora do Adaptive Planning no Brasil.

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