CEO de grande empresa deixa cargo para poder se dedicar mais aos filhos

Por Redação | 08 de Agosto de 2014 às 13h48

Com o Dia dos Pais chegando, está aí uma notícia inspiradora. Um pai que se divide entre a Califórnia e Nova York, nos EUA, para poder conciliar família e trabalho decidiu abrir mão de um alto salário e um cargo bastante desejado para cuidar dos filhos. Ele é CEO da MongoDB, empresa fornecedora de banco de dados com clientes como IBM, Intel e Cisco.

A decisão de Max Schireson foi postada na terça-feira em seu blog. Ele afirmou que deixaria o cargo para poder ficar mais próximo da família e a notícia recebeu grande destaque da mídia – principalmente porque muitas empresas oferecem benefícios para as funcionárias conciliarem a vida profissional e pessoal, mas para homens esse esforço é menos evidente.

A falta de tato das empresas em se preocupar com a vida pessoal dos funcionários masculinos foi destacada no post de Schireson, intitulado “Por que estou deixando o melhor emprego da minha vida”. Ele diz que já foi questionado diversas vezes sobre qual o modelo do carro que dirige e qual o estilo de música preferido, mas nunca questionam sobre como ele balanceia as tarefas como CEO e como pai.

A esposa e os três filhos de Schireson (de 9, 12 e 14 anos) moram em Palo Alto, na Califórnia, enquanto o CEO realiza a maioria de suas atividades em Nova York. Ele conta que precisava viajar entre as cidades a cada duas ou três semanas, e que durante essas viagens acabava perdendo momentos de diversão com a família.

Mas além dos bons momentos, Schireson destacou também episódios ruins em que estava ausente. “Eu não estava com as minhas crianças quando nosso cachorro foi atropelado ou quando meu filho precisou de uma cirurgia (pequena, bem-sucedida e, é claro, não esperada)”, disse no blog.

A esposa de Schireson também tem uma carreira bem sucedida – ela é médica e professora na Universidade de Stanford. Ele afirma no texto que jamais poderá recompensá-la por conseguir se dedicar aos filhos mesmo com o trabalho. “Eu a amo, eu estarei infinitamente em débito com ela por ter encontrado um jeito de manter a família unida apesar das minhas viagens loucas. Eu não deveria continuar a abusar da paciência dela”, afirmou em tom descontraído.

O CEO vai passar o comando da empresa para outra pessoa dentro de um mês e afirmou que estará ao lado deste profissional para o que for preciso. Segundo ele, no começo a decisão pareceu muito difícil, mas agora está mais convencido de ter tomado a decisão certa.

Ele encerrou a postagem afirmando que é possível sim conciliar família e trabalho: “Eu reconheço que, ao escrever isso, devo estar me desqualificando para um papel de CEO no futuro. Isso vai me custar dezenas de milhões de dólares um dia? Talvez. Mas a vida é feita de escolhas. Agora, eu escolhi passar mais tempo com a minha família e estou confiante de que posso continuar tendo uma atuação significativa e gratificante no trabalho fazendo isso”.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/conheca-o-ceo-que-abandou-o-posto-para-ser-um-pai-melhor

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!