As pequenas empresas e o acesso à mobilidade para tomada de decisão

Por Colaborador externo | 06 de Maio de 2014 às 16h00

*Por Fábio Túlio

Acessar informações que facilitem a gestão da sua empresa por meio de qualquer dispositivo móvel de forma segura, atualizada, com gráficos que facilitam a interpretação a qualquer momento que você necessite. Essa possibilidade parecia um sonho há poucos anos, não é mesmo? Pois hoje isso já é viável e, ao contrário do que muitos pensam, não custa caro.

Já há no mercado soluções envolvendo sistemas de gestão empresarial (ERP) com funcionalidades disponíveis para celulares e tablets. Assim, de qualquer lugar e em qualquer hora, os gestores podem acessar informações cruciais para a tomada de decisão, como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, evolução das vendas, lucratividade e resultados gerais sem precisar estar presente fisicamente na empresa.

Imagine como essa facilidade pode ajudar a gerenciar o negócio, como no caso de profissionais que precisam viajar muito, se ausentam frequentemente da empresa ou que necessitam ficar mais tempo em casa, por exemplo. A meu ver, a mobilidade é a verdadeira revolução que o mundo corporativo precisava, não só para otimizar o acesso às informações como também para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que podem, com ela, trabalhar de qualquer local com acesso à Internet.

Como eu disse no começo, o investimento para isso não é alto e atualmente já está bastante acessível às pequenas empresas. Para se beneficiar disso, sugiro que o empresário esteja atento a alguns fatores, como estrutura e confiabilidade das informações apresentadas quando estiver analisando as opções disponíveis: as informações são claras e confiáveis? Oferecem realmente os indicadores necessários para a tomada de decisão? São apresentadas de forma gráfica para facilitar a interpretação? Em quais dispositivos móveis são apresentadas - Windows Phone, iOS, Android? Estão atualizadas e disponíveis a qualquer momento de forma rápida?

Segundo a consultoria IDC, o número de empresas que vêm adotando sistemas de gestão mobile está aumentando. De acordo com um recente levantamento, hoje um a cada US$ 10 do orçamento de TI é direcionado para soluções móveis de ERP. Acredito que a facilidade de uso e de acessibilidade no quesito custo fará esse número crescer ainda mais nos próximos anos, deixando a tecnologia mais popular e acessível para todos. Mas, principalmente, ajudando nossas empresas a ficarem mais dinâmicas e competitivas.

*Fábio Tulio é diretor presidente da Jiva, empresa de soluções de gestão empresarial para atender as necessidades específicas da pequena empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.