As pequenas empresas e o acesso à mobilidade para tomada de decisão

Por Colaborador externo | 06 de Maio de 2014 às 16h00

*Por Fábio Túlio

Acessar informações que facilitem a gestão da sua empresa por meio de qualquer dispositivo móvel de forma segura, atualizada, com gráficos que facilitam a interpretação a qualquer momento que você necessite. Essa possibilidade parecia um sonho há poucos anos, não é mesmo? Pois hoje isso já é viável e, ao contrário do que muitos pensam, não custa caro.

Já há no mercado soluções envolvendo sistemas de gestão empresarial (ERP) com funcionalidades disponíveis para celulares e tablets. Assim, de qualquer lugar e em qualquer hora, os gestores podem acessar informações cruciais para a tomada de decisão, como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, evolução das vendas, lucratividade e resultados gerais sem precisar estar presente fisicamente na empresa.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Imagine como essa facilidade pode ajudar a gerenciar o negócio, como no caso de profissionais que precisam viajar muito, se ausentam frequentemente da empresa ou que necessitam ficar mais tempo em casa, por exemplo. A meu ver, a mobilidade é a verdadeira revolução que o mundo corporativo precisava, não só para otimizar o acesso às informações como também para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que podem, com ela, trabalhar de qualquer local com acesso à Internet.

Como eu disse no começo, o investimento para isso não é alto e atualmente já está bastante acessível às pequenas empresas. Para se beneficiar disso, sugiro que o empresário esteja atento a alguns fatores, como estrutura e confiabilidade das informações apresentadas quando estiver analisando as opções disponíveis: as informações são claras e confiáveis? Oferecem realmente os indicadores necessários para a tomada de decisão? São apresentadas de forma gráfica para facilitar a interpretação? Em quais dispositivos móveis são apresentadas - Windows Phone, iOS, Android? Estão atualizadas e disponíveis a qualquer momento de forma rápida?

Segundo a consultoria IDC, o número de empresas que vêm adotando sistemas de gestão mobile está aumentando. De acordo com um recente levantamento, hoje um a cada US$ 10 do orçamento de TI é direcionado para soluções móveis de ERP. Acredito que a facilidade de uso e de acessibilidade no quesito custo fará esse número crescer ainda mais nos próximos anos, deixando a tecnologia mais popular e acessível para todos. Mas, principalmente, ajudando nossas empresas a ficarem mais dinâmicas e competitivas.

*Fábio Tulio é diretor presidente da Jiva, empresa de soluções de gestão empresarial para atender as necessidades específicas da pequena empresa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.