Apple pode obter fatia de 11% do mercado corporativo até 2015

Por Redação | 13 de Janeiro de 2014 às 08h20

Uma previsão feita pela Forrester Research indica que a Apple pode dominar 11% do mercado corporativo global até 2015. Os dados, porém, excluem o iPhone e levam em conta dispositivos como computadores e tablets, já que a consultoria viu os celulares apenas como uma porta de entrada dos funcionários para outros aparelhos da Maçã.

Para apoiar suas constatações, há o exemplo do caso da Cisco Systems, que migrou rapidamente para plataformas da Apple após o início de sua política de BYOD. Como os funcionários tiveram liberdade para escolher os aparelhos que usariam no trabalho, iPhones e iPads acabaram se tornando cerca de 75% dos selecionados, com mais de 70 mil gadgets registrados pela companhia.

Na sequência, foi a vez da própria empresa usar os MacBooks como plataforma de preferência para seus funcionários, fornecendo 35 mil notebooks do tipo para seus empregados. Hoje, as máquinas constituem um quarto de toda a força de trabalho registrada pela Cisco. Os dados foram lembrados pelo site Apple Insider.

A pesquisa também indica que, por mais que o custo de adoção das tecnologias da Apple seja mais alto no início, os gastos com manutenção e a presença de programas de desenvolvedores internos acabam tornando o uso dos equipamentos mais lucrativo. A Forrester Research destaca ainda o esforço da Maçã em tornar seus produtos mais seguros e atrativos para o mercado empresarial.

Em 2012, a Apple acumulou 8% de todas as compras de computadores e tablets por empresas e órgãos governamentais. A expectativa é que esse número tenha crescido 1% em 2013, um movimento que deve continuar constante pelos próximos anos, na visão da Forrester Research.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!