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6 dicas importantes para quem está empreendendo

Por| 05 de Dezembro de 2018 às 22h00

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6 dicas importantes para quem está empreendendo
6 dicas importantes para quem está empreendendo

Recentemente, tive a oportunidade de conversar com Fabiana Salles, CEO da Gesto Saúde e Tecnologia, uma empresa voltada para a gestão inteligente de saúde em empresas de médio e grande porte. E ela nos deu algumas dicas muito interessantes a respeito de empreendedorismo que compartilho neste artigo.

Atualmente, a Gesto está se posicionando como uma corretora inteligente de planos de saúde. Em resumo, através de algoritmos de Inteligência Artificial e análise de dados, a Gesto faz uma análise preditiva do perfil de consumo de serviços de saúde dos funcionários de uma empresa, agrupando perfis similares e indicando o plano de saúde com melhor custo-benefício para cada grupo. Isso significa economia para a empresa, maior qualidade no serviço de saúde para os funcionários, e um diferencial competitivo para a Gesto.

Mas para chegar a esse negócio, Fabiana Salles empreende no setor de saúde desde 1999. São 19 anos empreendendo, acertando, errando, aprendendo e pivotando dentro deste setor. E, abaixo, os principais pontos de atenção sinalizados por ela para quem pretende empreender ou está empreendendo:

Seja um agente de Transformação: “A gente é faísca! Incomodamos! Somos agentes de transformação. Não quero dominar o mercado todo, mas ser um agente da transformação e conquistar nosso espaço!” – Fabiana Salles.

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Diferencial Competitivo e Propósito: Mais do que engajar o time e se posicionar no mercado, o propósito auxilia a manter a direção evolutiva da empresa, ou seja, todas as ações devem ser pautadas pelo propósito. E os diferenciais competitivos são os argumentos que posicionarão o seu produto ou serviço frente aos demais.

Persistência: Tudo começou com um projeto de TCC da faculdade em 1999. Um eletrocardiograma por telefone que poderia facilitar e baratear esse tipo de procedimento. Houve pouca adesão ao equipamento, e então agregaram um formulário para “mapeamento de risco cardíaco” nas empresas. O formulário acabou sendo muito requisitado, mas o equipamento de eletrocardiograma por telefone continuava sem procura. Este momento foi a semente da Gesto, por volta de 2002.

Entre 2003 e 2010 foi encubada no CIETEC oferecendo serviços de inteligência em saúde para empresas (essencialmente uma empresa de serviços). Em 2010 mudaram completamente o modelo de negócios (sem sair do setor de saúde) com o objetivo de automatizar e agregar uma camada de análise de dados, agilizando, barateando, automatizando e ampliando a capacidade de atendimento da Gesto sem aumentar proporcionalmente os custos. Em 2016, com 5 milhões de vidas assistidas e uma base de conhecimento gigantesca, a empresa ampliou a sua abrangência montando uma corretora de planos de saúde com foco em empresas de médio porte. É uma história cheia de momentos difíceis e tensos, de decisões difíceis, de incerteza e insegurança. E hoje é uma empresa que transcendeu os modelos tradicionais de corretagem de planos de saúde. Fico imaginando que uma grande quantidade de pessoas teria desistido logo no primeiro obstáculo.

Saber o momento de mudar: Mas é importante saber a hora de mudar e o momento de insistir para dar certo. E esses momentos não são claros e matemáticos, e sim subjetivos. Neste momento, segundo Fabiana Salles, “...é necessário ser honesto consigo mesmo. Você sabe quando é hora de mudar ou de insistir”.

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Objetivos do negócio: É importante definir um objetivo claro. Camadas: objetivo 1, que dá unlock no objetivo 2, que dá unlock no objetivo 3

Dica de Ouro: “Tenham mentores. Eles olham de fora, trazem parâmetros e referências externas, oxigenam a cabeça dos sócios", diz Fabiana Salles. Convidar pessoas próximas e que sejam referência é um bom começo. Procure pessoas com perfis diferentes e mantenha conversa constante com eles.

Você pode conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Fabiana Salles e da Gesto assistindo ao vídeo do “LIKE A BOSS” com ela.


*Agradecimentos especiais às assessorias de imprensa da Gesto e da HSM pela oportunidade de conversar com Fabiana Salles.