3 dicas para tornar a equipe de TI mais eficiente no final do ano

Por Colaborador externo | 03 de Dezembro de 2015 às 16h00

Por Claudio Santos*

O final do ano chegou e sua equipe começa a dar sinais de cansaço. O verdadeiro valor de qualquer empreendimento está em seus funcionários. Você pode fazer de tudo para selecioná-los bem, para montar um excelente time, mas algo será inevitável: com o passar do tempo, as pessoas tendem a se acomodar e os resultados tendem a cair com amigos secretos, festas da empresa e compra de presentes.

Cabe ao gestor ou ao gerente tomar certas atitudes em busca do que é melhor para a empresa, obtendo o sucesso que todos almejam. Se você está nesse papel, tenha certeza, algumas mudanças podem fazer mais diferença do que você pode pensar.

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Quer descobrir quais são? Leia o texto a seguir e veja as dicas para tornar a equipe de TI mais eficiente mesmo com a chegada do bom velhinho!

Reavalie as suas prioridades

Muitas vezes, você precisa reavaliar as suas próprias prioridades. Possivelmente, você foi treinado e formado para dedicar uma boa parte do seu tempo para planejar, programar, elaborar e analisar orçamentos, bem como para realocar recursos e outras funções básicas e importantes de qualquer gerente de TI.

Mas isso pode não ser suficiente. Muitas vezes, as questões técnicas estão perfeitamente alinhadas, mas o lado humano está deixando a desejar. Priorize o que precisa ficar pronto ainda nesse ano!

A razão de grandes treinadores conseguirem obter o máximo de suas equipes é por dedicar o máximo de tempo a elas. Alcance todo o seu potencial como um verdadeiro líder e ajude os funcionários do seu time a atingir todo o seu potencial.

Foque no seu desenvolvimento pessoal

Um erro muito comum dos gestores é acreditar que precisam aprimorar apenas os seus funcionários para conseguir resultados. Quando, na verdade, o desenvolvimento de liderança passa e muito pelo seu próprio crescimento pessoal!

É preciso ter a consciência de que tudo, absolutamente tudo na empresa, começará por você mesmo. Assim, entenda que você deve ser um exemplo a ser seguido.

O seu papel de líder é muito amplo e, nessa posição, você pode redefinir o padrão de atuação dos seus colaboradores. Leve em conta a opinião da sua equipe, considere os seus comentários e os seus feedbacks.

Aja como um treinador

Agir como um gerente pode não ser suficiente para motivar a sua equipe da melhor maneira. Muitas vezes, você precisa ser mais do que isso: então, aja como um treinador!

O caminho mais eficaz para um melhoramento contínuo é a partir de treinamentos constantes e de feedbacks construtivos. Tal qual um técnico, você precisa dar o seu melhor e compreender as necessidades dos seus colaboradores.

Não dependa das avaliações de desempenho trimestrais e da contratação de coaches para treinar a sua equipe, pois isso já não é suficiente. Seja você um coach em tempo integral, estimulando, encorajando, apoiando, mantendo a motivação alta e contínua e acompanhando, da maneira mais próxima possível, o crescimento de cada membro da sua equipe.

Com essas atitudes, o seu time de TI terá tudo para render muito mais. Essas são as ferramentas mais poderosas que você terá disponíveis para ter ainda mais produtividade e ainda mais eficiência.

*Cláudio Santos é CEO da Santo Digital, maior revenda do Google Apps for Work para PMEs da América Latina

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