Xbox One foi o console mais vendido em abril nos EUA

Por Redação | 15 de Maio de 2015 às 13h15

O NPD Group divulgou nesta quinta-feira (14) o ranking de venda de jogos nos Estados Unidos que corresponde ao mês de abril. O relatório, baseado em pesquisas feitas nas maiores distribuidoras do país, constatou uma surpresa: o Xbox One foi o console mais vendido no último mês. O dado chama atenção porque não houve nenhum lançamento de peso no período, nem bundles com preços promocionais.

Outro detalhe é que esta é a primeira vez em meses que o console da Microsoft ultrapassa as vendas de seu principal concorrente, o PlayStation 4, totalizando 187 mil unidades comercializadas. "As vendas do Xbox One nos EUA cresceram 63% em abril de 2015 se comparadas a abril do ano passado, enquanto o número global de usuários ativos [no XOne e no Xbox 360] aumentou 24%. Agradecemos nossos fãs por sua paixão e suporte, e esperamos mostrar o melhor lineup já visto na história do Xbox na E3", disse a gigante de Redmond em comunicado.

Mesmo liderando as vendas de consoles em abril, especula-se que o Xbox One já vendeu 12 milhões de unidades em todo o mundo. Já o PS4 alcançou cerca de 20 milhões de aparelhos vendidos.

Segundo o NPD Group, o videogame da Sony foi o que mais teve jogos vendidos no último mês. Em nota, a fabricante japonesa disse que continuará seus esforços para se manter na liderança e promete grandes surpresas para a feira de games E3, que começa agora em junho. "Queremos agradecer aos fãs ao redor do mundo por continuar apoiando o PS4. Estamos preparando uma conferência incrível para a E3", declarou.

Quanto à Nintendo, tudo indica que a empresa está começando a ganhar dinheiro com seus consoles, especialmente o Wii U, que demorou para gerar lucros à companhia. As vendas do dispositivo cresceram 15% nos quatro primeiros meses de 2015, comparadas ao mesmo período do ano passado. O número de 3DS vendidos também subiu: 65% até abril deste ano em comparação a 2014. Os títulos de maior destaque da Big N foram Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire, que ultrapassaram a marca de 3 milhões de unidades vendidas nos EUA, e Super Mario 3D World, que vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Ainda de acordo com o NPD Group, os consumidores americanos gastaram US$ 595,7 milhões em software e hardware até abril, contra US$ 579,5 milhões do mesmo período do ano passado. Lembrando que vendas digitais não são contabilizadas, apenas mídias físicas e consoles encontrados diretamente em lojas e estabelecimentos físicos.

O jogo mais vendido foi Mortal Kombat X, seguido por Grand Theft Auto V e Battlefield: Hardline. Veja abaixo a lista completa:

  1. Mortal Kombat X (PS4, Xbox One)
  2. Grand Theft Auto V (PS4, Xbox One, PC, 360, PS3)
  3. Battlefield: Hardline (Xbox One, PS4, 360, PS3, PC)
  4. MLB 15: The Show (PS4, PS3)
  5. Minecraft (360, PS3, Xbox One, PS4)
  6. NBA 2K15 (Xbox One, PS4, 360, PS3, PC)
  7. Call of Duty: Advanced Warfare (Xbox One, PS4, 360, PS3, PC)
  8. Dark Souls II: Scholar of the First Sin (PS4, Xbox One, 360, PS3)
  9. Super Smash Bros. (3DS, Wii U)
  10. Borderlands: The Handsome Collection (PS4, Xbox One)

Fontes: Gematsu, VentureBeat (1), VentureBeat (2)

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.