Xbox LIVE volta a ser derrubada por ataques hackers

Por Redação | 18.12.2015 às 13:10

O Natal não está prometendo ser muito tranquilo, novamente, para os jogadores de video game e engenheiros da PlayStation Network e Xbox LIVE. Durante a madrugada desta sexta-feira (18), a rede online do Xbox One ficou fora do ar por algumas horas devido a um ataque de negação de serviço, cuja responsabilidade foi assumida por um grupo hacker chamado Phantom Squad.

E se a sensação de flashback não é grande o bastante, saiba que os supostos responsáveis também imitam o discurso do Lizard Squad, que no ano passado, realizou ataques semelhantes contra as redes online dos consoles e também de games como World of Warcraft. Na visão deles, a Sony e a Microsoft investem muito pouco em segurança, e as interrupções nas plataformas são uma maneira de mostrar aos usuários que todo o dinheiro entregue às companhias não retorna em forma de um bom serviço.

No momento em que esta matéria foi escrita, o acesso à rede já estava normalizado, e a Microsoft alertou a seus usuários que qualquer problema encontrado deve ser apenas momentâneo. A empresa confirmou que, durante a interrupção, os jogadores podiam encontrar falhas na hora de logar na rede, baixar jogos ou acessar a porção multiplayer dos títulos.

A PlayStation Network, que serve o PS4, entretant2o, não foi atingida, mas o Phantom Squad deixou claro que ela é a próxima. Não se sabe, por exemplo, se a Sony foi um alvo na madrugada desta sexta ou se o grupo hacker concentrou todos os esforços na Microsoft e, agora, vai tentar fazer a mesma coisa com a rival.

Após os ataques do ano passado, que chegaram a deixar as redes fora do ar durante alguns dias, o FBI abriu uma investigação sobre o Lizard Squad e chegou a prender alguns de seus membros, incluindo um suposto líder. Desde então, as redes não foram mais alvo de ataques desse tipo.

Fonte: Ars Technica