Versão final de Minecraft Education Edition será lançada em novembro

Por Redação | 22 de Setembro de 2016 às 14h13

A versão educacional do popular game Minecraft será oficialmente lançada no primeiro dia de novembro, confirmou a desenvolvedora Mojang nesta quinta-feira (22).

Apelidado de Education Edition, o game foi colocado em early access em junho e já foi jogado por mais de 35 mil estudantes e educadores. Desde então, a comunidade de jogadores tem colaborado ativamente com o desenvolvimento da versão final do título através de sugestões e críticas. Até o dia do lançamento, educadores também poderão continuar experimentando a plataforma gratuitamente, que permanece em early access.

Entre as novas funções trazidas pela Education Edition está o modo "Sala de Aula", uma aplicação que dá mais possibilidades de controle do game ao educador através de uma interface central. Com o app, professores podem, por exemplo, se comunicar com seus estudantes dentro do jogo, teletransportá-los para outros locais no mapa ou até criar itens.

Minecraft Education Edition

Education Edition traz interface otimizada para uso dentro de salas de aula (foto: Divulgação/Mojang)

Na atualização mais recente, a Education Edition recebeu novas skins para personagens e uma nova interface para jogadores, além de elementos que já estavam presentes em outras versões de Minecraft: cavalos, pistões e novos usos de Redstone, material que pode ser utilizado dentro do game para criar algo semelhante a circuitos elétricos.

Os desenvolvedores também continuarão mantendo o site education.minecraft.net, que traz planos de aula com temas como poesia, planejamento urbano, geometria e sustentabilidade, além de tutoriais e programas de mentoria em Minecraft. A ideia é que professores explorem o game para aumentar o engajamento de alunos em aula, estimulando a criatividade e colaboração.

Minecraft Education Edition estará disponível através de uma assinatura anual no valor de US$ 5 (aproximadamente R$ 16) por usuário e requer equipamentos com Windows 10 ou OSX El Capitan, além de uma conta educacional da plataforma Office 365.

Fonte: Mojang