Versão 4.12 do Unreal Engine é lançada com foco em realidade virtual

Por Redação | 08.06.2016 às 21:30

Quem é gamer e estava esperando por uma boa notícia vinda da Epic Games, pode agora comemorar feliz a chegada de uma novidade que vai fazer a diferença nos jogos. A desenvolvedora liberou a mais nova versão do motor gráfico Unreal Engine 4, e de acordo com ela, a versão 4.12 inclui mais de 100 melhorias incluídas pela comunidade de desenvolvedores através da ferramenta GitHub.

Veja abaixo as principais novidades da nova versão.

Sequencer

Uma das principais novidades é o "Sequencer". O recurso é uma ferramenta não linear de animação em tempo real com diferentes funções, que incluem: keyframing automático, câmeras cinemáticas e até funções de gravação de gameplay ao vivo.

1

O Sequencer também permite a contribuição de colaboradores em grandes projetos de animação, e chega para substituir o antigo editor Matinee.

O editor combina as ferramentas da edição não linear com recursos poderosos de animação em 3D, o que permite produzir cenas específicas para os games além de sequências de fotos para diferentes aplicações como filmes ou vídeos para TV. Confira um exemplo de edição utilizando o Sequencer:

2

VR Editor

Um versão prévia do "VR Editor" também está presenta na nova versão do motor gráfico. O recurso inovador permite editar projetos e navegar livremente pelos mundos em realidade virtual usando diferentes controles de movimento. O editor permite selecionar e mover personagens, incluir novos objetos e até acessar a interface de edição, tudo isso dentro do ambiente imersivo criado em realidade virtual.

3

É possível até selecionar todo o cenário e movimentá-lo livremente, podendo rotacionar ou mudar a escala de todo o level de uma vez usando controles por gestos dentro da realidade virtual:

4

Para ter acesso ao novo editor é preciso possuir o headset HTC Vive ou o hardware para desenvolvedores Oculus Touch. É importante lembrar que essas funções ainda estão em fase de testes, mesmo assim, para experimentar a novidade é só ativar a opção "Enable VR Editing" dentro da seção do menu Editor Preferences.

5

O Unreal Ungine 4.12 também chega com suporte oficial para a nova plataforma de realidade virtual Google Daydream. A plataforma móvel promete trazer experiências em RV de alta qualidade para os novos smartphones compatíveis com a tecnologia criada pelo Google.

A Epic Games destaca que cada nova versão do Unreal Engine é fruto de muito trabalha duro, de maneira a sempre entregar novas funções importantes para renderização, realidade virtual, animação e dispositivos móveis. Além disso, o foco está em implementar melhorias de performance, além de correção de bugs reportados pelos desenvolvedores.

Quem quiser ter acesso a todos os demais detalhes técnicos do update, é só conferir o post completo através deste link.

Via: Unreal Engine