Vazam novos detalhes sobre o NEO, a nova versão do PlayStation 4

Por Redação | 19.04.2016 às 07:45 - atualizado em 19.04.2016 às 08:24

O que começou apenas como um rumor ganhou força e agora é dado quase como certo. Embora muita gente torça o nariz para a novidade, parece que a Sony vai mesmo lançar uma versão mais poderosa do PlayStation 4 em breve, trazendo resolução 4K para o aparelho e algumas outras novidades. E eis que mais algumas informações do aparelho surgem para nos mostrar o que a empresa planeja para esse resto de geração, incluindo possíveis detalhes sobre a configuração do sistema.

Segundo o site Giant Bomb, o que nós começamos a chamar de PlayStation 4K está sendo tratado pela Sony pelo codinome NEO, uma referência ao filme Matrix e que vem para fazer par com o antigo Project Morpheus. No entanto, apesar desse apelido, a evolução do console não foi feita apenas para se adequar ao vindouro PlayStation VR e nem somente para ampliar a resolução como se especulava antes. Na verdade, o que a Sony pretende com esse novo PlayStation 4 é melhorar seu hardware para estender a duração desta geração por mais algum tempo.

E não se trata de um pequeno ajuste aqui ou ali. Conforme detalha o rumor levantado pelo site, o hardware gráfico do NEO será aproximadamente 2,25 vezes mais poderoso do que o chip AMD utilizado atualmente. Além disso, ele contará com 500 MHz na velocidade de CPU e terá um aumento de 42 GB/s na sua velocidade de banda. Assim, fazendo jus ao nome, não é de se duvidar que esse novo console também seja capaz de desviar de balas.

Neo parando balas

E o lançamento deve mesmo acontecer neste ano. Ao que parece, os desenvolvedores parceiros da Sony foram informados de que os títulos lançados de outubro em diante devem trazer suporte tanto aos PS4 atuais quanto para a nova arquitetura. Isso significa que aqueles rumores de que a Sony iria lançar jogos exclusivos para a nova versão do videogame são falsos. Porém, quem utilizar o NEO vai poder desfrutar de todo o poder do novo aparelho e ter acesso a gráficos muito mais bonitos.

Assim, como o próprio Giant Bomb destaca, tanto o PS4 básico quanto o NEO vão coexistir, ou seja, não será uma substituição como estamos acostumados a ver com a Nintendo. Assim, além de os jogos funcionarem perfeitamente em ambos os modelos, serviços como PSN, comunidades e até a interface vão permanecer os mesmos. Lembre-se: o NEO é apenas uma melhoria e não um console novo.

Nada foi dito sobre a possível data de lançamento e muito menos sobre o preço dessa nova versão do PlayStation 4. Ainda assim, é possível imaginar que a Sony deve manter os US$ 399 originais do console na nova versão e talvez anunciar uma redução no valor do modelo atual. Porém, não há nada confirmado nesse sentido e pode ser que só saibamos a verdade nos próximos meses. Com a E3 batendo à nossa porta, não seria nenhuma surpresa vermos a novidade pintando por lá.

Via: Giant Bomb