Vanar.io: controle uma nave em uma guerra espacial insana no navegador

Por Douglas Ciriaco

Nós já falamos sobre o Agar.io aqui no Canaltech, aquele jogo multiplayer de navegador em que você controla uma célula com o objetivo de expandi-la ao máximo. Desta vez, a moda é Vanar.io, game no qual sua obrigação é controlar uma nave espacial e disparar contra luas, planetas e inimigos.

Claramente inspirado em Agar.io, Vanar.io tem uma estrutura muito semelhante. O ambiente é quase o mesmo, com a diferença de que o fundo aqui simula uma atmosfera espacial, com planetas e luas. Além disso, você controla uma nave que deve evitar contato com basicamente tudo.

As únicas coisas que devem ter contato aqui são a sua munição e tudo o que aparece pela sua frente (ou então a sua nave com naves menores). Isso porque tocar em objetos parados menores do que você vai ajudar a reduzir a massa da sua espaçonave, e o seu objetivo aqui é sobreviver, deixando-a cada vez maior. Já ter contato com coisas maiores (fixas ou naves inimigas) irá extinguir seu veículo.

Derrotar e crescer

No canto superior direito da tela você acompanha um placar que exibe os maiores jogadores online no momento, lembrando que este game acontece sempre em tempo real e não há como salvar sua nave para continuar posteriormente. Então, o jeito é investir algum tempo e tentar controlar o veículo espacial enquanto atira nos adversários.

Vanar.io

Isso é a fonte de seu crescimento: quanto mais disparos você acertar em rivais e objetos espalhados pelo cenário, mais vai crescer. Tudo isso acontece em meio a um circo de guerra insano e que não para nunca, sem contar que manter a nave em uma direção não é algo exatamente simples.

Você usa as teclas A e D para direcionar o veículo para a esquerda e para a direita, respectivamente. Use a tecla W para ativar as turbinas, a tecla Shift para ativar um escudo e a Barra de Espaço para atirar. Lembre-se que as munições e o escudo estão disponíveis por um intervalo de tempo (ambos são recarregados automaticamente), então use-os com moderação.