Valve quer desenvolver óculos de realidade virtual sem fios

Por Redação | 12 de Setembro de 2016 às 11h05
photo_camera engadget

O uso de óculos de realidade virtual pode fazer com que as pessoas pareçam estar em uma distopia de ficção científica, e a quantidade de fios ligados a eles é o grande motivo disso – além de ser um incômodo e ter um alto potencial de acidentes. É justamente para mudar esse cenário que a Valve está se unindo a uma fabricante búlgara chamada Quark VR para criar uma versão sem fio desse tipo de dispositivo.

A visão da dona do Steam, o maior serviço de distribuição digital de jogos do mundo, é apresentar uma versão do HTC Vive que não precise de cabos e conectores para ser ligado ao PC. Tudo funcionaria por meio de uma conexão Wi-Fi, e o único fio saindo do aparelho iria para uma unidade, que o jogador poderia colocar no bolso ou prender ao cinto. De resto, ele estaria livre, e com nada além da mobília para tropeçar.

Entretanto, as empresas sabem ter um desafio em mãos, uma vez que qualquer conexão sem fio, normalmente, é instável e lenta, apresentando falhas que poderiam dificultar a experiência de jogo. Foi para contornar isso que a Quark disse estar desenvolvendo um transmissor de alta potência, mas de tamanho diminuto, focado única e exclusivamente na experiência de realidade virtual.

Ainda existem obstáculos nesse caminho, mas a empresa da Bulgária diz estar confiante de que um protótipo plenamente funcional será apresentado em breve. A companhia confirmou as dificuldades de manter uma conexão boa o suficiente, mas disse já ter passado dessa fase e agora está trabalhando para garantir que não existam atrasos na conexão, tanto no caso dos controles para o PC e vice-versa, garantindo uma experiência de jogo satisfatória.

O relógio, entretanto, não para de correr, e a ideia tanto da Valve quanto da Quark é apresentar uma versão funcional desse HTC Vive customizado ainda neste fim de ano. Uma data ainda não foi confirmada, mas os envolvidos na parceria, pelo menos do lado da fabricante búlgara, se mostraram bastante confiantes no sucesso da empreitada.

Fonte: Quark VR

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!