Valve muda forma de avaliar jogos com novo sistema

Por Redação | 04 de Maio de 2016 às 11h49

Recentemente, a Valve atualizou o Steam com o objetivo de melhorar o sistema de análises da plataforma de distribuição digital de jogos. A ideia é que os jogadores descrevam melhor suas experiências com os jogos, tendo em vista que a própria empresa admitiu que, após alguns meses, nem sempre fica fácil perceber se um jogo é bom ou ruim baseado somente nos reviews. Isso acontece porque, geralmente, os games recebem updates e melhorias com o passar do tempo, e uma crítica postada meses atrás pode não refletir essas melhorias e dar a impressão errada para quem está interessado em comprar o jogo.

Dessa forma, agora o Steam vai listar de forma padrão os comentários mais recentes e a Valve espera que novos jogadores tenham uma melhor impressão de como os games estão na atualidade. Outro problema destacado é que, antes do update, um sistema de pontos exibido no topo da página do jogo é o que determinava sua nota na plataforma - algo que nem sempre condizia com a realidade.

Para resolver essa questão, uma sessão de pontos baseada nas análises mais recentes foi adicionada no sistema. Essa nova sessão calcula a porcentagem positiva levando em conta somente reviews postados nos últimos 30 dias. Para funcionar corretamente, o game tem de ter recebido críticas suficientes e já estar disponível na loja há pelo menos 45 dias.

A última mudança fica por conta de uma nova aba de sumário adicionada à sessão de análises dos usuários. Essa nova aba vai destacar os reviews mais recentes e marcados como positivos. Uma nova opção que permite indicar se o game foi comprado ou adquirido de graça também foi adicionada. Por fim, os usuários terão acesso a todas as análises independentemente do idioma configurado no Steam.

A Valve detalhou todas as mudanças em seu blog, o post completo está disponível aqui.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.