Valve fecha acordo com empresa para ampliação de rede da Steam

Por Redação | 14 de Janeiro de 2016 às 12h30

A Valve, dona da plataforma Steam, fechou um acordo com a Level 3 para o fornecimento de rede utilizada pela empresa. O contrato entre as companhias inclui o fornecimento de novas portas de internet de 100 Gbps para a conexão de data centers da empresa à rede mundial. O acordo é fundamental para a ampliação da capacidade de rede utilizada pela Valve.

26 mercados na América do Norte e Europa contam com a rede da Level 3 de portas de Internet de 100 Gbps. Tecnicamente, a capacidade de backbone de IP global da Level 3 é de mais de 42 Terabits por segundo (Tbps).

Essa capacidade será utilizada para suprir a necessidade da Steam, maior distribuidora e revendedora online de jogos eletrônicos do mundo. "Embora os jogos online existam há décadas, os desenvolvedores e distribuidores estão se deparando com novos desafios, à medida que os jogos online se tornaram mais populares e famintos por largura de banda", afirmou o CMO da Level 3, Anthony Christie.

A Steam conta com mais de 100 milhões de usuários e uma média de mais de 10 milhões de jogadores simultâneos. Além disso, mais de dois bilhões de minutos são jogados por dia, com uma demanda crescente ao longo dos meses. Dessa forma, os níveis de tráfego nos servidores da Steam cresceram aproximadamente 75% em 2015, em relação ao ano anterior. A plataforma da Valve gera cerca de 450 a 500 petabytes (PB) de dados por mês no mundo todo. Ao ano, a quantidade de dados varia entre 4 a 5 exabytes (EB). O consumo de dados em um lançamento padrão de jogos na plataforma pode gerar 10 a 40 gigabytes de dados por download.

Para mostrar a força e o impacto do mercado de jogos, a consultoria Superdata prevê que este mercado possa gerar no mundo todo quase US$ 75 bilhões ao ano.

Via Tele Síntese

Fonte: http://www.telesintese.com.br/level-3-fara-upgrade-de-rede-da-valve-gigante-mercado-de-jogos-eletronicos/