Publicidade

Ubisoft investiga criador de Rayman e Beyond Good and Evil 2 por assédio moral

Por| 28 de Setembro de 2020 às 12h20

Link copiado!

Divulgação/Ubisoft
Divulgação/Ubisoft
Tudo sobre Ubisoft

A Ubisoft, mais uma vez, está no centro de acusações de assédio moral e toxicidade no ambiente de trabalho. O centro da investigação da vez é Michel Ancel, criador das séries Rayman e Beyond Good and Evil, cuja sequência em produção há sete anos é, justamente, o centro dos novos indícios de problemas, que inclusive teriam levado ao anúncio da aposentadoria do designer, em meados deste mês de setembro.

A denúncia foi feita pelo jornal francês Libération, que associou diretamente a investigação da Ubisoft e a saída de Ancel da produção de um dos títulos mais aguardados da história recente da empresa — e cujo andamento estaria extremamente conturbado, não apenas devido a problemas de desenvolvimento como por conta do próprio ambiente tóxico gerado pelo criador. De acordo com fontes ouvidas pela publicação, o estilo de trabalho do designer foi descrito como “errático, desorganizado, displicente e abusivo”.

Um dos motivos seria o fato de Ancel estar se dividindo entre duas produções, o próprio Beyond Good and Evil 2 e Wild, primeiro título do estúdio indie Wild Sheep, fundado pelo próprio designer. Por conta disso, ele teria pouco tempo para trabalhar com a equipe da Ubisoft em Montpellier, na França, e descartaria conceitos ou mudaria o andamento do projeto sem aviso prévio nem explicações, apenas exigindo que o trabalho fosse refeito. Além disso, funcionários relatam cenas de escárnio durante reuniões do time, com colaboradores enaltecidos em um encontro anterior sendo completamente ridicularizados na seguinte, por erros que nem sabiam ter cometido.

Continua após a publicidade

Os problemas, e principalmente a falta de dedicação de Ancel, teriam sido apontadas ao CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, ainda em 2017. Entretanto, esse processo de avaliação da posição e postura do designer só foi iniciado neste ano, depois que diversas denúncias de abuso sexual, assédio moral e toxicidade surgiram a partir das denúncias de diferentes colaboradores da empresa, motivando a demissão de executivos de alto escalão de departamentos editoriais, recursos humanos e, principalmente, produção de jogos.

Entretanto, mesmo depois disso, Guillemot teria demonstrado apoio a Ancel, mantendo seu papel de diretor e líder criativo em Beyond Good and Evil 2. Ainda assim, o escrutínio interno teria relação direta com a saída dele do projeto, uma decisão que também não teria sido informada antecipadamente à equipe de produção. De acordo com os relatos, ele estaria afastado do desenvolvimento desde o início deste segundo semestre, mas a ideia é que esse distanciamento não seria permanente, já que sua presença era essencial para a continuidade dos trabalhos.

Ancel negou as acusações de assédio moral por meio de uma publicação nas redes sociais. Ele disse não estar ciente das denúncias de colaboradores do estúdio de Montpellier e que as denúncias são “as palavras de algumas pessoas, com raiva e inveja, sendo amplificadas como as vozes de centenas”. Ele taxou a notícia do Liberátion como fake news e disse jamais ter assumido uma posição de gerenciamento de equipe durante os trabalhos em Beyond Good and Evil 2.

Continua após a publicidade

Na publicação, ainda, negou que mudasse de ideia de forma repentina, apontando problemas no desenvolvimento do título e dizendo, inclusive, que ele próprio não era ouvido pelos rincões superiores da Ubisoft quanto às dificuldades do projeto, citado como uma “maravilha tecnológica” pelo designer e, como tal, cheio de arestas a serem polidas. Ancel taxa a reportagem como fake news, disse não ter sido contatado pelos repórteres antes da publicação e afirma que ela é fruto da ambição de pessoas que não nomeia, mas diz estarem tentando o destruir.

A Ubisoft confirmou o início de uma investigação sobre a conduta de Ancel, afirmando que essa atitude faz parte do comprometimento da empresa e de seu CEO quanto às recentes acusações de assédio e abuso nos estúdios da companhia. A empresa, porém, não falou mais sobre o assunto nem relacionou a saída do designer ao inquérito, afirmando apenas que o processo ainda está em andamento, de forma confidencial, e com detalhes que serão divulgados apenas depois de sua finalização.

Beyond Good and Evil 2, enquanto isso, segue com destino incerto. O game foi anunciado oficialmente na E3 2017 e chegou a ganhar novidades nos anos seguintes, até desaparecer completamente do radar. Segundo informações oficiais, porém, a produção segue, ainda que o título não tenha data de lançamento confirmada.

Continua após a publicidade

Fonte: Libération, GameSpot, Michel Ancel (Instagram)